GNR sinalizou mais de 3400 idosos isolados no distrito de Beja
Escrito por Admin RVidigueira em 10/11/2020
A Guarda Nacional Republicana, durante o mês de outubro de 2020, realizou a Operação “Censos Sénior”.
O objetivo segundo revelou a GNR, foi identificar a população idosa, que vive sozinha, isolada, ou sozinha e isolada, através da atualização dos registos das edições anteriores. No distrito de Beja foram sinalizados pela GNR, 3403 idosos.
Durante a operação, os militares “privilegiaram o contacto pessoal com as pessoas idosas em situação vulnerável, no sentido de sensibilizarem e alertarem este público-alvo para a adoção de comportamentos de segurança que permitam reduzir o risco de se tornarem vítimas de crimes, nomeadamente em situações de violência, de burla, furto e ainda para prevenir comportamentos de risco associados ao consumo de álcool, bem como para a adoção de medidas preventivas de propagação da pandemia COVID-19”.
Assim, durante a operação, foram realizadas 34 ações em sala e 3652 ações porta a porta, abrangendo um total de 20.747 idosos.
Na operação “Censos Sénior 2020”, a GNR sinalizou 42.439 idosos que vivem sozinhos e/ou isolados, ou em situação de vulnerabilidade, em razão da sua condição física, psicológica, ou outra que possa colocar em causa a sua segurança.
A GNR promete continuar a “acompanhar os idosos sinalizados, através de visitas regulares às suas residências, no sentido de realizar mais ações de sensibilização e fazer a avaliação da sua segurança, colaborando com as demais entidades locais, na procura da melhor qualidade de vida da população idosa, em especial dos mais vulneráveis”.