GNR associa-se ao Dia Mundial do Combate ao Bullying
Escrito por Admin RVidigueira em 20/10/2022
A Guarda Nacional Republicana associa-se esta quinta-feira, 20 Outubro, ao Dia Mundial de Combate ao Bullying.
A GNR justifica esta adesão, “pela relevância que representa na vida das crianças e dos jovens”, e também “no âmbito da prevenção e do combate à violência, ofensas, ameaças e qualquer tipo de intimidação em contexto escolar”.
A GNR pretende “alertar e sensibilizar a população em geral e, em particular, as crianças e jovens, os quais serão as mulheres e homens de amanhã, para a relevância da temática com o objetivo de apelar a uma estratégia de consciencialização, que visa contribuir para a mudança de comportamentos da sociedade e para a progressiva intolerância social face à violência nas escolas”.
De acordo com a Guarda Nacional Republicana, o bullying é um conjunto de atos que servem para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e reiterados, praticados por uma ou mais pessoas no contexto de uma relação desigual de poder, causando dor e angústia na(s) vítima(s). Atualmente, e associado ao recurso às novas tecnologias, nomeadamente às redes sociais, o bullying tem assumido novos contornos, dando origem à vertente virtual do ciberbullying.
A GNR diz ainda que “desenvolve um esforço significativo naquilo que são as iniciativas relacionadas sobre a temática em concreto, nomeadamente em ações de sensibilização e campanhas, com temas associados à violência, à cidadania e não-discriminação, aos direitos humanos e direitos da Criança ou regras quanto à utilização da internet”, dispondo ainda nos Postos Territoriais de uma sala de apoio à vitima.