GNR associa-se ao Dia Mundial do Bullying
Written by Admin RVidigueira on 20/10/2021
A Guarda Nacional Republicana, no âmbito da prevenção e do combate à violência, ofensas, ameaças e qualquer tipo de intimidação em contexto escolar, associa-se esta quarta-feira, ao Dia Mundial de Combate ao bullying, pela “relevância que representa na vida das crianças e jovens”.
Em comunicado a GNR diz pretender “alertar e sensibilizar a população em geral e, em particular, as crianças e jovens, os quais serão as mulheres e homens de amanhã, para a relevância da temática com o objetivo de apelar a uma estratégia de consciencialização, que visa contribuir para a mudança de comportamentos da sociedade e para a progressiva intolerância social face à violência nas escolas”.
A GNR revela ainda em comunicado que no âmbito das suas competências em matéria de prevenção criminal, a “tem desenvolvido uma série de ações de sensibilização relacionadas com o bullying, num total de 1008 no ano de 2021, para mais de 34113 mil crianças e jovens, dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos, num total de 422 estabelecimentos de ensino público e privado (dados provisórios). A Guarda registou até à data 64 crimes associados ao bullying desde 01 de janeiro de 2021”.
A GNR acrescenta ainda que os Postos Territoriais dispõem de uma sala de apoio à vítima, destinadas a receber este tipo de situações que contam ainda com militares com formação especializada.