Gestora da Herdade Cortes de Cima eleita um dos 40 líderes jovens mais promissores da Europa
Escrito por Admin RVidigueira em 24/01/2024
Anna Jorgensen, da Herdade Cortes de Cima, no concelho de Vidigueira, foi eleita um dos 40 líderes jovens mais promissores da Europa.
A eleição a cargo da Friends of Europe, com sede em Bruxelas, justifica a escolha com a “missão” que esta enóloga e gestora, filha de pai dinamarquês e mãe americana, abraçou, apostar numa “produção sustentável e biológica, com impacto ambiental mínimo”.
Em comunicado, a Friends Of Europe, explica que Anna Jorgensen “defende abordagens regenerativas”, “práticas que permitem reduzir a irrigação e a policultura, para aumentar a resiliência da vinha a longo prazo”.
Segundo frisam os responsáveis, uma prática, particularmente relevante, numa região como o Alentejo, que “enfrenta desafios acrescidos em matéria de alterações climáticas, por exemplo a escassez de água”.
Segundo a Friends Of Europe, em dois anos, Jørgensen reduziu os hectares de vinha, para metade, usando a terra de forma mais “sábia”, produzindo uvas de maior qualidade, e introduzindo “biodiversidade animal e plantas”.