Fundação Calouste Gulbenkian renovou o seu apoio ao projeto Humanamente @tivos da Cáritas de Beja

Escrito por em 19/02/2021

A Fundação Calouste Gulbenkian renovou o seu apoio ao  projeto Humanamente @tivos, da Cáritas de Beja.

Segundo a Cáritas de Beja em nota de imprensa, este projeto “ aposta nos afetos e na competência tecnológica dos idosos do concelho de Beja” e vai manter-se nos mesmos moldes em 2021.

Segundo explica a Cáritas de Beja , o projeto atua na área das Uniões de Freguesias da cidade de Beja e nas freguesias rurais de Cabeça Gorda, Nossa Senhora das Neves e Santa Clara de Louredo, e “foi uma das 69 iniciativas sociais apoiadas, em tempos de pandemia, pela iniciativa Gulbenkian Cuida, para responder às necessidades de quem, subitamente, se viu fechado em casa, privado de contactos familiares e sociais, sem poder usufruir dos locais de apoio e de convívio habituais, neste caso, nas instalações da Cáritas de Beja”.

Segundo revela a Cáritas de Beja, “no âmbito da primeira fase deste projeto, de maio a dezembro de 2020, foram realizadas 448 visitas domiciliárias e mais de 225 atividades de terapia ocupacional, motora e sensorial, junto de três dezenas de idosos do concelho, entre os 74 e os 89 anos”.

Segundo a Cáritas de Beja, o projeto assentou numa equipa multidisciplinar composta por uma investigadora social com funções de direção técnica, uma terapeuta ocupacional, um psicólogo clínico e um coordenador geral com formação em animação sociocultural e em Desenvolvimento Comunitário e Empreendedorismo, aos quais se juntaram cinco técnicos na área dos cuidados geriátricos, que se deslocaram diariamente a casa dos idosos para prestar cuidados básicos de higiene e de alimentação.

As explicações deste projeto, que vai prosseguir em 2021, com algumas novidades, foram deixadas por Márcio Guerra, da Cáritas Diocesana de Beja.

Márcio Guerra


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Rádio Vidigueira

Rádio Vidigueira

Faixa Atual

Título

Artista

Background

COMUNICADO


A Rádio Vidigueira iniciou este ciclo de entrevistas no âmbito das eleições autárquicas de 12 de outubro de 2025, partindo de um princípio claro: -Valorizar a democracia local, contribuir para o esclarecimento da comunidade e assegurar a igualdade de oportunidades entre todas as candidaturas.

Fazemo-lo com sentido de missão, proximidade e serviço público, mesmo, a exemplo de outras rádios locais, enfrentando as dificuldades materiais, financeiras e humanas que são conhecidas.

Infelizmente, hoje não conseguimos fazê-lo. Infelizmente, hoje ocorreu uma situação alheia à nossa vontade, ao nosso adn: -Por razões de ordem técnica, falhou o sistema de gravação e de backup, e a entrevista ao candidato Ricardo Bonito (PS) não ficou registada.

LER COMUNICADO NA INTEGRA

This will close in 20 seconds

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE