Festival Terras Sem Sombra regressa para nova temporada com espetáculo inaugural em Barrancos
Written by Admin RVidigueira on 17/06/2021
O Festival Terras Sem Sombra, vai regressar este ano, para a 17ª temporada, depois de ter sido cancelado em 2020, devido à pandemia.
Barrancos é o concelho que dá o pontapé de saída, no próximo dia 19 junho, nesta nova temporada com a atuação dos Les Abbagliati, um concerto de referência para o conhecimento da música do Barroco.
O Terras Sem Sombra propõe ainda, durante o fim-de-semana em terras barranquenhas uma visita ao património edificado e paisagístico da vila raiana e uma acção de sensibilização para a geodiversidade.
O Quinteto de Metais Alentejano, um ensemble de referência na sua área artística, apresenta amanhâ, às 11h, no Cineteatro de Barrancos, o concerto “Cantigas de Animais”, com um cariz didáctico destinado ao público infanto juvenil. O concerto insere-se na programação “Onde a Vida Acontece”, projecto co-financiado pelo Alentejo 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER.
As explicações são de José António Falcão da Associação Pedra Angular, promotora do Festival, que deixou os destaques para este primeiro espectáculo.
José António Falcão
“Através do Incêndio: Contingências, Expectativas e Superações na Música Ocidental (Séculos XVI-XXI)” é o tema dos espectáculo inaugural do Festival Terras sem Sombra, que apresenta, em diferentes palcos alentejanos, intérpretes vindos de dois países europeus.
Aos concertos de agrupamentos da República Checa e de outros países – reprogramados da edição anterior interrompida devido à situação pandémica – juntam-se as presenças de artistas da Bélgica, o país convidado da edição de 2021.
Com um calendário que se estende de Junho a Outubro, o Festival Terras sem Sombra oferece nos concelhos anfitriões, para além da música, actividades ligadas ao Património e à Biodiversidade.
As iniciativas, de entrada livre e gratuita, decorrem aos fins-de-semana e estão sujeitas às regras sanitárias determinadas pelas autoridades de saúde, no âmbito do combate à pandemia da Covid-19.
O calendário para 2021 do Festival Terras sem Sombra prossegue a 26 e 27 de Junho, em Alter do Chão, com a presença do agrupamento La Ritirata, num concerto subordinado ao tema “Il Spiritillo Brando: Música de Corte na Península Ibérica e no Vice-Reino de Nápoles (Séculos XVI-XVII)”. Os concelhos de Arraiolos (3 e 4 de Julho), Santiago do Cacém (17 e 18 de Julho), Castelo de Vide (31 de Julho e 1 de Agosto), Beja (7 e 8 de Agosto), Sines (21 e 22 de Agosto), Ferreira do Alentejo (4 e 5 de Setembro), Viana do Alentejo (12 e 13 de Setembro) e Vila Nova de Mil Fontes (18 e 19 de Setembro) seguem-se na programação da presente temporada do Festival.
José António Falcão, afirma que esta temporada é uma “combinação” entre a temporada de 2020 e 2021, lamentando que não tenha sido possível apresentar em Bruxelas, esta nova temporada, devido á actual situação pandémica.
José António Falcão afirma que esta edição do Festival Terras Sem Sombra é um “grito de esperança”, no regresso que se deseja à normalidade.
José António Falcão