Festival Internacional de Teatro do Alentejo regressa de 5 a 14 de Maio
Escrito por Admin RVidigueira em 02/05/2022
O Festival Internacional de Teatro do Alentejo (FITA) regressa entre 5 e 14 de Maio.
“A Odisseia de Magalhães-Elcano”, pela companhia do Teatro Clássico de Sevilha, vai ser o espetáculo de abertura da edição deste ano do Festival Internacional de Teatro do Alentejo (FITA), numa organização da Lendias d’Encantar.
Com coordenação dramatúrgica de Alfonso Zurro, este espetáculo nasceu da celebração do quinto centenário da primeira volta de circum-navegação do globo terrestre, liderada pelo português Fernão de Magalhães e, mais tarde, pelo espanhol Juan Sebastián Elcano, e subirá ao palco do Teatro Municipal Pax Julia, em Beja, pelas 21h00.
Ainda no primeiro dia dia de festival haverá “Paramos ou Morremos”, uma ópera em formato ‘audiowalk’ com libreto de Simão Luís, uma produção do Quarteto Contratempus que irá percorrer diversas ruas da cidade a partir das 22h30.
Pelo festival irão passar companhias e artistas de teatro e de dança oriundos de sete países, nomeadamente de Portugal, Brasil, Colômbia, Equador, México, Moçambique e Espanha, que este ano é o país convidado, algo que sucede pela primeira vez em nove edições do FITA.
Segundo a organização, Beja vai ser o palco principal, mas o festival terá extensões em outros 10 municípios alentejanos: Aljustrel, Arraiolos, Campo Maior, Ferreira do Alentejo, Grândola, Mértola, Ponte de Sor, Santiago do Cacém, Viana do Alentejo e Vidigueira.
Durante o festival, as noites na Galeria do Desassossego, em Beja, preenchem-se com programação musical, com atuações de Martin Sued (Argentina), Leo Middea (Brasil), Oragina Acoustic (Brasil e Itália), Afro Cromatic (Colômbia), Beba Trio (Brasil) Combo G (Espanha) e Carapaus Orkestra (Portugal).
As explicações são de António Revez, da Lêndias de Encantar, que aponta como grande novidade do Festival, o fato de ter um país convidado.
António Revez