Festival Castro Mineiro arranca esta sexta-feira
Escrito por Admin RVidigueira em 02/09/2022
O Ministro da Economia e do Mar, António Costa e Silva, preside esta sexta-feira, pelas 18h, no Parque da Liberdade, à abertura oficial da 1ª edição do Festival Castro Mineiro, que se realiza em Castro Verde.
De acordo com a Câmara de Castro Verde, o Festival, que decorre até 4 de Setembro, “será um espaço de encontro entre diferentes expressões artísticas, culturais e sociais, que convidam a descobrir e a colocar em evidência a inovação tecnológica, cultural e social que se vive nos territórios mineiros e, particularmente, em Castro Verde e na Mina de Neves-Corvo”.
Após a abertura oficial do festival, segue-se, pelas 18h30, a inauguração da Exposição de Fotografia “A Vida Mineira”, da autoria de José Ferreira.
O Festival apresenta como cabeças de cartaz os Fogo Fogo e Vigul (2 set.), Sara Correia e Tim e Amigos (3 set.)e os Kumpania Algazarra (4set).
Fazem ainda parte projetos musicais como “Home Duo” (João Campos Palma e Tomás Martin) e “Terra Sul” (Ricardo Martins e Vítor Bacalhau), a 2 de setembro, “RAIA – Planeta Campaniça” (Tozé Bexiga) e RUSSA – O Hip Hop no Feminino, a 3 de setembro.
O programa conta ainda com a presença de Ana Arrebentinha que apresenta em Castro Verde a 4 de setembro, último dia do Festival, o seu espetáculo de stand-up comedy.
Destaque também para as atuações dos Grupos Corais “Os Ganhões” de Castro Verde, “Os Mineiros” de Aljustrel e do Grupo Coral de Turón (Astúrias), assim como do grupo de Tocadores de Viola Campaniça de Castro Verde.
Artes plásticas, exposições, conferências, gastronomia, iniciativas ligadas à atividade mineira e expositores são outras das atividades que compõem a programação desta iniciativa, que terá entrada livre e acesso gratuito ao campismo, no Parque de Campismo de Castro Verde, e às Piscinas Municipais, durante os dias em que decorre o Festival.
O Festival “Castro Mineiro” é uma organização da Câmara Municipal de Castro Verde, em parceria com a SOMINCOR, sob a direção artística de Napoleão Mira.