Festival BA: Concerto de António Caixeiro e Paulo Colaço com nova data
Written by Admin RVidigueira on 17/06/2021
A Câmara Municipal de Cuba anunciou que por motivos de previsão de condições climatéricas pouco favoráveis à realização do espectáculo de António Caixeiro e Paulo Colaço, previsto para a noite desta quinta-feira, o concerto realizar-se á no sábado, dia 19 de junho, pelas 21:30, no Largo da Bica em Cuba.
Segundo revelou a Câmara de Cuba, o jovem cantor natural de Cuba, que se iniciou no cante alentejano aos 13 anos ao integrar o grupo coral “Os Ceifeiros de Cuba”, lançou a sua carreira a solo em 2018 e partilhará o palco na sua terra natal com o músico bejense Paulo Colaço, que se assume como um “herdeiro do cante e gerador de herança”, numa noite que promete ser de emoções fortes e surpresas.
As entradas são gratuitas e haverá uma lotação máxima de lugares sentados. Mais se informa que este evento é organizado em conformidade com as orientações da DGS. A utilização de máscara é obrigatória.
Este espetáculo decorre no âmbito do Festival BA, que resulta da candidatura da CIMBAL – Comunidade Intermunicipal do Baixo “Programação Cultural em Rede no Baixo Alentejo”, submetida ao ALENTEJO 2020, à prioridade de investimento “Conservação, Proteção, Promoção e Desenvolvimento do Património Cultural, cofinanciado pelo FEDER à taxa de 100%, numa parceria alargada que integra os 13 Municípios.
Segundo a CIMBAL, os objetivos desta iniciativa são a “promoção, dinamização e desenvolvimento do património cultural, enquanto instrumento de diferenciação e competitividade dos territórios, designadamente através da sua qualificação e valorização turística, envolvendo as entidades e profissionais da cultura identificados por cada um dos Municípios, onde se destacam expressões artísticas como o teatro, a dança, a música e o Cante”.
A Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo refere que este “projeto assume-se como uma resposta para a retoma e manutenção das atividades culturais e artísticas, tendo em conta os prejuízos decorrentes da suspensão total ou parcial de atividade cultural no contexto da pandemia COVID-19, envolvendo um conjunto alargado de profissionais da cultura do Baixo Alentejo”.
As explicações são de Jorge Rosa, presidente da CIMBAL, que realça a “dinâmica cultural” desta iniciativa que vai percorrer toda a região, dando nota também da contratação de 26 espetáculos do Conservatório Regional do Baixo Alentejo.
Jorge Rosa