Festa do Cante regressa a Serpa

Escrito por em 27/10/2022

Serpa recebe a partir desta sexta-feira, a Festa do Cante 2022.

Concertos, lançamentos de discos e apresentação de livros compõem a iniciativa que decorre até 27 de Novembro em Serpa, mas também em Lisboa, com o objectivo de comemorar os oito anos do cante alentejano como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

O evento, organizado pela Câmara de Serpa e pelo Museu do Cante Alentejano, com o apoio da Casa do Alentejo, em Lisboa, e da Direção Regional de Cultura do Alentejo, visa também “divulgar o cante e promover o convívio, a partilha e a troca de experiências entre cantadores e público”.

Segundo anunciou a Câmara de Serpa, a primeira iniciativa que decorre amanhâ, será um espetáculo de apresentação do CD “Alentejo Ensemble”, do Rancho de Cantadores de Paris, que mostra um conjunto de modas emblemáticas do Alentejo com uma roupagem contemporânea.

Esta apresentação contará com as participações do Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa, Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de São Bento, Grupo Coral Feminino As Ceifeiras de Pias, Grupo Coral e Etnográfico da Academia Sénior de Serpa e Os Alentejanos, grupos que participaram no CD.

Em novembro, a programação da Festa do Cante inclui duas apresentações de livros, o primeiro de Simão Miranda, com histórias em torno do Cante Alentejano, e o segundo de Dulce Simões, um ensaio sobre práticas culturais na raia do Baixo Alentejo, ambas com presença de grupos corais; haverá, ainda, uma exposição de fotografia, um concerto de apresentação do CD “Cantares do Alentejo”, obra criada pelo maestro e compositor Fernando C. Lapa para guitarras clássicas, inspirada no Cante Alentejano, interpretada pelo Bracara Augusta Guitar Trio.

A Festa do Cante reserva também um dia para o cante nas freguesias, com os respectivos grupos.

A terminar esta celebração, realiza-se no dia 27 de Novembro, pelas 19h, no Cine Teatro de Serpa, a cerimónia oficial do VIII Aniversário da Inscrição do Cante Alentejano na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade da Unesco, com participação dos grupos corais de Serpa e algumas surpresas.

As explicações são de João Efigénio Palma, presidente da Câmara Municipal de Serpa, que quer assinalar um “momento alto” da história da região, também com o objetivo de “mostrar, dignificar e preservar” o cante alentejano.

João Efigénio Palma


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Rádio Vidigueira

Rádio Vidigueira

Faixa Atual

Título

Artista

Background
HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE