Professores em greve a 5 de Novembro
Written by Admin RVidigueira on 21/10/2021
A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) e a Federação Nacional da Educação (FNE) anunciaram ontem, que vão convocar uma greve nacional de professores para o dia 5 de novembro.
A Fenprof justificou em comunicado que, “a proposta de lei do Orçamento do Estado para 2021 veio confirmar o desrespeito do governo pelos professores e educadores ao ignorar em absoluto os seus problemas e, também, o seu inestimável contributo para o sucesso dos alunos”.
A data escolhida para esta greve dia coincide com o dia “em que o ministro da Educação estará na Assembleia da República para defender a indefensável proposta de Orçamento do Estado para 2022, na área da Educação”.
Em comunicado a Fenprof realça que, numa altura em que a falta de professores é um problema, “seria muito importante que o Governo, em particular o ministério da Educação, pela via do diálogo e da negociação, aprovasse medidas que promovessem uma crescente atratividade da profissão”.
De acordo com a Fenprof “a atitude dos responsáveis do ministério da Educação vai em sentido contrário, impondo um bloqueio negocial que se estende há anos, deixando agravar os problemas, recusando todo e qualquer processo negocial sobre matéria de muito significado para os docentes”.