Feira do Queijo do Alentejo em Serpa em formato digital
Escrito por Admin RVidigueira em 25/02/2021
Serpa recebe nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro, a Feira do Queijo do Alentejo 2021, em formato digital.
Segundo revelou a Câmara de Serpa, entidade organizadora, a iniciativa arranca no dia 26, sexta-feira, com uma intervenção do Presidente do Município, Tomé Pires, e um registo alusivo ao projeto Cante nas Escolas.
Segue-se um conjunto de testemunhos da Comissão Organizadora da Feira, de várias pessoas ligadas ao setor do queijo, e ainda de investigadores em representação de diversas entidades.
Durante a tarde realiza-se, via zoom, a conferência “Queijo Serpa DOP – 34 anos de certificação”.
Segue-se a apresentação digital do filme “Queijo Serpa, Impulso à internacionalização” e de imagens de arquivo da animação da feira, que encerra a programação de sexta-feira.
No dia 27 de fevereiro, sábado, pela manhã, decorre, via plataforma zoom, o webinar “Investigação para o Desenvolvimento e Inovação no Setor dos Lacticínios”, promovido pelo Instituto Politécnico de Beja. De tarde o CEBAL promove um roadshow tecnológico de valorização Integrada do Cardo, “DOP Serpa em Análise”, igualmente via zoom, e seguir-se-á uma mostra de imagens de arquivo de cães de pastoreio e de animação.
O último dia da feira, 28 de fevereiro, domingo, abre com uma retrospetiva de imagens de edições passadas do passeio BTTRota do Queijo “8 anos a pedalar”, a que se seguirá a visualização do vídeo “A Fileira da Lã”, do Centro de Competências da Lã (CCLã). De tarde, a programação da iniciativa conta com a revista em imagens do concurso “O melhor queijo da Feira do Queijo do Alentejo”, com as intervenções de Maria da Luz, Nuno Alvarenga e Maria João Carvalho, seguido um conjunto de depoimentos de empresários da fileira do queijo sobre a situação atual.
Segundo revelou a Câmara de Serpa, vai ser também apresentada, a “SerpaMarca.pt”, “uma plataforma de comércio digital que o Município disponibilizará aos empresários do concelho durante o mês de março, com o intuito de promover os seus produtos e lojas, escoar produtos e aumentar a procura, contribuindo para dinamizar os negócios”, pretendendo “ser uma ferramenta para os produtores e empresas se situarem no mercado”.
A encerrar a edição deste ano haverá a passagem de imagens ilustrativas da Feira do Queijo do Alentejo.