FAABA questiona simulação de cheia promovida pela EDIA no Guadiana

Escrito por em 01/03/2024

A Federação das Associações de Agricultores do Baixo Alentejo interroga-se sobre a simulação de cheia promovida pela EDIA no Rio Guadiana.

Em comunicado de imprensa a FAABA, salienta que os 45 milhões de metros cúbicos, “somado ao libertado o ano passado, em ano de seca severa, corresponde a uma albufeira do Roxo completamente cheia”.

A FAABA sublinha em comunicado, que  “esta situação ocorre quando toda a região sul do país se debate ainda com deficiências hídricas significativas (particularmente o Algarve, Baixo Alentejo e Alentejo Litoral) e com restrições já anunciadas para aplicação no futuro próximo, principalmente para a região do Algarve”.

Para a FAABA, agricultores e cidadãos em geral destas regiãoes, terão “o único pensamento possível, é que se trata de um enorme desperdício de água e de má gestão dos recursos hídricos disponíveis no EFMA”.

A Federação de Agricultores refere ainda no comunicado, que “os 45 milhões de m3 de água libertados para simulação de cheia são um acréscimo ao caudal ecológico que, em anos muito secos, pode atingir os 600 milhões de m3 mas, se esta medida de limpeza do rio se justifica do ponto de vista ambiental, por que não utilizar parte deste caudal ecológico para a sua concretização?”

A FAABA indica ainda que, se “este compromisso com o Estado Português não está adequado à realidade territorial e de gestão dos recursos hídricos da região, então que se proceda à sua rápida e urgente revisão”.

As explicações são do presidente da Federação Das Associações de Agricultores do Baixo Alentejo, que diz que “não faz  sentido” deitar tanta água fora.

Recorde-se que a EDIA realizou esta operação, a partir da Barragem de Pedrogão, libertando 45 milhões de metros cúbicos de água com o objectivo de simular um caudal de cheia do Rio do Guadiana, e dessa forma garantir, “o cumprimento natural deste curso de água, uma medida essencial para limpeza e manutenção dos ecossistemas ribeirinhos”.

 


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Rádio Vidigueira

Rádio Vidigueira

Faixa Atual

Título

Artista

Background
HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE