FAABA preocupada com aumento dos combustíveis
Escrito por Admin RVidigueira em 27/10/2021
A Federação das Associações de Agricultores do Baixo Alentejo alertou esta quarta-feira para os aumentos dos combustíveis, que “fazem disparar os custos de factores de produção para a agricultura”.
Segundo a FAABA em comunicado enviado às redacções, “o aumento dos preços dos combustíveis está a provocar ondas de choque nos preços de factores de produção para a agricultura que podem conduzir à disrupção da sustentabilidade económica das explorações agrícolas e pecuárias em todo o país”.
De acordo com a Federação de Agricultores, “está a ser observada uma escassez generalizada na oferta de produtos e matérias-primas que estão a provocar uma escalada generalizada de aumentos de preços de que não há memória recente, e sem um fim à vista”.
A FAABA diz estar “preocupada com as consequências desta realidade tanto na produção, como pelo facto de a mesma poder acarretar consequências também para os consumidores”, e “apela às estruturas governativas e políticas nacionais para que sejam tomadas medidas que mitiguem os efeitos do aumento dos custos de produção e da eventual perturbação da oferta”.
Em declarações à Rádio Vidigueira, Rui Garrido, presidente da Federação das Associações de Agricultores do Baixo Alentejo, fala em “aumentos brutais e proibitivos nos factores de produção”, e pede medidas ao Governo para “mitigar” esta situação, que vai começar a chegar às prateleiras dos supermercados.