Exposição Cangiante assinala abertura do Centro de Arqueologia e Artes de Beja
Escrito por Admin RVidigueira em 03/07/2021
Tem lugar este sábado a abertura do Centro de Arqueologia e Artes de Beja.
A abertura é assinalada com a exposição Cangiante – a partir de obras da Coleção da Caixa Geral de Depósitos – com curadoria de Antonia Gaeta, que etará patente até 6 de novembro.
Propondo uma curadoria aberta e permeável ao trabalho de artistas convidadas, Antonia Gaeta, convidou Ana Manso e Dayana Lucas para participarem na Congiante, produzindo várias obras inéditas para esta exposição.
Segundo revelou a Câmara de Beja, são apresentadas obras de mais de 30 artistas, com a exposição inserida no contexto específico da cidade de Beja, assinalando a abertura de um novo espaço: o futuro Centro de Arqueologia e Artes de Beja.
De acordo com a autarquia bejense, foram desenvolvidas “uma série de parcerias e colaborações com diferentes agentes e estruturas que operam na cidade, entre os quais o Conservatório Regional do Baixo Alentejo, o Politécnico de Beja e os Agrupamentos Escolares I e II da Escola Secundária Diogo de Gouveia”.
A curadora, após uma visita ao Museu Jorge Vieira – Casa das Artes, achou pertinente incluir sete esculturas do artista na exposição para não descuidar uma parte importante da cultura da cidade. O Conservatório de Música de Beja associou-se, igualmente, à Cangiante, através da produção de uma peça sonora com a qual se dá início à exposição.