Exportações continuam a crescer no setor agroalimentar
Written by Admin RVidigueira on 15/12/2020
As exportações do setor agroalimentar mantêm a trajetória de crescimento, anunciou o Ministério da Agricultura.
Os dados, positivos, foram revelados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), e demostram um crescimento de 6,1% em outubro de 2020 face ao mês de setembro. Também no acumulado, ou seja, de 1 de janeiro a 31 de outubro de 2020, quando comparado com o período homólogo, os dados são positivos com um crescimento das exportações de 2,7%, segundo o ministério da Agricultura.
No que toca às exportações, comparando o mês de outubro de 2020 com o mês homólogo verificamos que um dos grupos de produtos agrícolas que mais cresceu foi o das “plantas vivas e produtos de floricultura”, com um crescimento de 32,6%, seguido dos “animais vivos”, 11,2%, e o das “carnes e miudezas comestivas”, 5,7%.
De acordo com o ministério da Agricultura, em relação à variação entre o mês de outubro e o mês de setembro de 2020 verifica-se que os maiores crescimentos são das “plantas vivas e produtos de floricultura” (48,5%), seguidas dos “produtos hortícolas, plantas raízes e tubérculos comestíveis”, com um crescimento de 26%, dos “animais vivos”, 25,7%, e dos “vinhos e mostos” a crescerem 14,1%.
A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, considera que estes dados “demonstram, mais uma vez, a resiliência e a capacidade de trabalho dos agricultores portugueses e de todo setor agroalimentar”.
No entanto, e de acordo com o INE, o rendimento gerado pela atividade agrícola deverá diminuir 3,3% em 2020, face a 2019, condicionada que foi pelos efeitos da pandemia COVID-19, verificando-se um impacto negativo na produção vegetal, sobretudo dos produtos mais perecíveis ou sensíveis a transporte e armazenamento ou pelas alterações nos padrões de consumo decorrentes do confinamento.