Exercicio “A Terra Treme” sensibiliza hoje portugueses para o risco sismíco
Escrito por Admin RVidigueira em 05/11/2020
Tem lugar esta quinta-feira, pelas 11.05h, mais uma edição do exercício “A Terra Treme”.
O exercício, na sua 8ª edição, é promovido anualmente pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, em colaboração com diversas entidades públicas e privadas, e este ano coincide com o Dia Mundial de Sensibilização para o Risco de Tsunami, efeméride instituída pela ONU.
“A Terra Treme” é uma das medidas integrantes da Estratégia Nacional para uma Proteção Civil Preventiva. Visa capacitar a população para saber como agir antes, durante e depois de um sismo.
O exercício propriamente dito compreende a prática de 3 gestos simples que podem fazer a diferença a quem os praticar perante a ocorrência de um sismo. A ação desenrola-se durante 1 minuto, no qual os participantes, individual ou coletivamente (famílias, escolas, empresas, instituições publicas, privadas ou associativas), executam os 3 gestos de autoproteção: Baixar – Proteger – Aguardar.
Além da população em idade escolar, cuja adesão à iniciativa tem sido significativa, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil “tem o desiderato de ir alargando sucessivamente, ano após ano, a reflexão e o debate em torno da temática do risco sísmico e a participação nesta iniciativa a outros setores da sociedade civil”.
Emanuel Pestana, técnico de Proteção Civil, do Gabinete Municipal de Proteção Civil, da Câmara Municipal de Vidigueira, realça a importância deste exercício, e apela à participação de toda a comunidade.