Exercicío A Terra Treme com balanço positivo no distrito de Beja
Escrito por Admin RVidigueira em 09/11/2021
O Comando Distrital de Operações de Socorro de Beja fez um balanço do exercício nacional de sensibilização para o risco sísmico, “A Terra Treme”, que decorreu no passado dia 5, pelas 11h05m.
Segundo o CDOS de Beja em nota de imprensa, no distrito, todos os Agrupamentos de Escolas participaram neste Exercício, sendo que em algumas localidades (Cuba, Castro Verde, Ferreira do Alentejo, Mértola, Moura) houve uma participação conjunta nas Escolas, dos Corpos de Bombeiros, dos elementos do Programa Escola Segura, da GNR e PSP e dos SMPC.
Segundo o CDOS de Beja, algumas autarquias através dos Serviços Municipais de Proteção Civil, associaram-se ao evento não só na execução do Exercício como na realização de diversas ações de sensibilização com a comunidade educativa.
Na dinâmica em contexto LIVEX (exercício no terreno), participaram Agentes de Proteção Civil, nomeadamente os Serviços Municipais de Proteção Civil, a Guarda Nacional Republicana, os Corpos de Bombeiros, com várias viaturas de socorro – da área da saúde e combate a incêndios, com material de busca e salvamento e ainda com veículos de coordenação das operações, reforçados com a participação ativa de toda a comunidade escolar.
De referir também que a BA 11, se juntou ao Exercício que decorreu com normalidade envolvendo alguns serviços, que após o alarme procederam à evacuação dos edifícios.
As explicações são de Carlos Pica, Comandante Operacional Distrital de Beja, que fez um balanço “extremamente positivo”, realçando a importância de uma “cultura de prevenção e segurança” da população.
Carlos Pica