Estação Biológica de Mértola celebra protocolo com Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Escrito por Admin RVidigueira em 17/06/2022
A Estação Biológica de Mértola (EBM) e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. (FCT), assinaram no passado dia 14, um protocolo de colaboração.
Segundo revelou a Câmara de Mértola, o objetivo é o “financiamento de bolsas de investigação para 20 doutoramentos nos domínios científicos estratégicos da EBM, em particular as áreas da Biodiversidade; Agroecologia; Recursos Cinegéticos e outros Recursos Silvestres em contextos de território de baixa densidade, de clima semiárido e árido mediterrânico, particularmente vulneráveis aos fenómenos da desertificação e das alterações climáticas”.
Segundo a autarquia mertolense, a concretização deste programa de I&D, “pressupõe, agora, o estabelecimento de parcerias com várias universidades e centros de investigação nacionais e internacionais”.
A primeira fase de candidaturas a este programa doutoral irá abrir ainda no decurso deste ano.
A Câmara de Mértola considerou ste protocolo como um “ponto marcante na estratégia do Município de vincar a cultura e a ciência como fatores de inovação, notoriedade, diferenciação valorativa, atratividade, criatividade e sustentabilidade advogando para o território uma nova centralidade”.
As explicações são de Mário Tomé, presidente da Câmara de Mértola, que deu nota da aprovação pelo TC do projeto da Estação Biológica de Mértola, que para já funciona em instalações provisórias.
Mário Tomé