Escola de Selmes não fecha no próximo ano letivo

Escrito por em 22/04/2021

Segundo anunciou esta quinta-feira, a Câmara Municipal de Vidigueira, o  município diz ter a “garantia, por parte da delegada Regional de Educação do Alentejo, de que a escola do 1º Ciclo do Ensino Básico de Selmes não vai encerrar no ano letivo de 2021/2022”.

Segundo revelou a Câmara de Vidigueira em nota de imprensa, a autarquia “já se havia pronunciado desfavoravelmente em relação à proposta da Direção Geral dos Estabelecimento Escolares de extinção/não funcionamento desta escola, de acordo com a reorganização da rede escolar prevista para o próximo ano letivo, pois considera que a mesma não pode prosseguir apenas critérios economicistas e administrativos, sem ter em conta o contexto local e os efeitos colaterais negativos que acarreta”.

O Município de Vidigueira “sustenta que esta escola reúne todas as condições físicas e materiais para assegurar as melhores condições de aprendizagem e o sucesso educativo destes alunos, com acesso a um conjunto diversificado de atividades, quer pedagógicas, quer de natureza educativa, cultural e lúdica”.

A Câmara de Vidigueira frisou ainda que o “seu encerramento contribuiria para o afastamento das crianças do seu meio natural, físico e afetivo, pilares essenciais para o seu desenvolvimento equilibrado e saudável, e para o desaparecimento do único polo de desenvolvimento socioeducativo local promotor de dinamismo cultural, social e económico deste território”.

As explicações são de Rui Raposo, presidente da Câmara de Vidigueira, que afirmou que a autarquia se pronunciou com um “parecer desfavorável” à proposta da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares.

Rui Raposo

 


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Rádio Vidigueira

Rádio Vidigueira

Faixa Atual

Título

Artista

Background

COMUNICADO


A Rádio Vidigueira iniciou este ciclo de entrevistas no âmbito das eleições autárquicas de 12 de outubro de 2025, partindo de um princípio claro: -Valorizar a democracia local, contribuir para o esclarecimento da comunidade e assegurar a igualdade de oportunidades entre todas as candidaturas.

Fazemo-lo com sentido de missão, proximidade e serviço público, mesmo, a exemplo de outras rádios locais, enfrentando as dificuldades materiais, financeiras e humanas que são conhecidas.

Infelizmente, hoje não conseguimos fazê-lo. Infelizmente, hoje ocorreu uma situação alheia à nossa vontade, ao nosso adn: -Por razões de ordem técnica, falhou o sistema de gravação e de backup, e a entrevista ao candidato Ricardo Bonito (PS) não ficou registada.

LER COMUNICADO NA INTEGRA

This will close in 20 seconds

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE