Ensino não presencial arranca esta segunda-feira com regresso da Telescola
Escrito por Admin RVidigueira em 08/02/2021
O regime de ensino não presencial é retomado esta segunda-feira. A RTP Memória volta a emitir a Telescola para ajudar os alunos na aprendizagem do ensino online.
As aulas online começam às 9h da manhã e terminam às 16h30, mais cedo que aconteceu no ano passado, aquando do primeiro confinamento. Da parte da manhã a programação é dedicada aos mais novos, já da parte da tarde é direcionada aos alunos mais velhos.
O Ministério da Educação anunciou ontem, que decidiu ainda dividir o #EstudoemCasa em duas grelhas semanais, uma que se destina ao ensino básico e outra ao ensino secundário, de forma a separar as temáticas lecionadas em cada grupo letivo.
As “aulas” do #EstudoEmCasa para o Ensino Secundário chegam também à televisão, esta segunda-feira.
Em comunicado enviado à nossa redação, o Ministério da Educação refere que “os 75 blocos pedagógicos temáticos semanais produzidos para o Ensino Secundário, que desde o início do ano letivo têm vindo a ser disponibilizados na RTP Play, vão passar a estar acessíveis na posição 8 (posição 9 nos Açores e na Madeira) da televisão digital terrestre (TDT), num espaço ainda sem programação, que será utilizado temporariamente, e na posição 444 das operadoras de cabo.
Segundo a tutela, “num momento em que, por força da pandemia, é necessário voltar ao ensino a distância, ter redundância na disponibilização de recursos pedagógicos é especialmente relevante”.
Segundo o Ministério da Educação, o “ #EstudoEmCasa passa a estar disponível na televisão, do 1.º ao 12.º anos de escolaridade, de segunda a sexta-feira, com a função de reforçar as aprendizagens num contexto síncrono e/ou assíncrono, quer para o trabalho autónomo dos alunos, quer para o enriquecimento dos recursos didáticos dos professores, cumprindo-se a maior parte das componentes curriculares dos cursos científico-humanísticos (do 10.º ao 12.º ano) e dos cursos profissionais (do 1.º ao 3.º ano)”.
Os 15 blocos pedagógicos temáticos diários do Ensino Básico são transmitidos na RTP Memória e os 15 do Ensino Secundário através das posições referidas, das 09h00 às 16h30, com interpretação em língua gestual portuguesa (no caso do Secundário a grelha diária é repetida a partir das 16h30).
Manuel Nobre, presidente do Sindicato dos Professores da Zona Sul, mostra “preocupação” em relação ao ensino à distância, uma vez que diz que o Governo “nada fez” para alterar a situação e “não preparou as escolas”.
As novas medidas decididas fazem parte do novo período de estado de emergência que vigora até às 23h59 do próximo dia 15 de fevereiro.