Embaixador da Moldávia esteve em Serpa
Escrito por Admin RVidigueira em 04/05/2022
O Embaixador da República da Moldávia em Portugal, Alexei Cracan, deslocou-se a Serpa.
Segundo revelou a Câmara de Serpa, o objetivo da reunião “centrou-se no estreitamento de relações entre os dois países e mais concretamente com o Município de Serpa, onde vivem e trabalham cidadãos moldavos, num verdadeiro espírito de cooperação e entreajuda”.
Segundo a autarquia serpense, “foi acordado trabalhar conjuntamente numa proposta de deslocação periódica dos serviços consulares da embaixada, a Serpa, para contactos, informações e resolução de problemas dos cidadãos moldavos, tendo o Município disponibilizado as instalações necessárias para essas ocasiões”.
A Câmara de Serpa disse ainda ter sido possível, “estabelecer contactos com os empresários e produtores do concelho de Serpa, fundamentalmente associados ao azeite e ao queijo, por forma a avaliar a possibilidade da realização de negócios entre os dois países”, com o embaixador moldavo a “transmitir aos empresários as oportunidades e condições que a República da Moldávia oferece aos investidores estrangeiros”.
As explicações foram deixadas por João Efigénio Palma, presidente da Câmara Municipal de Serpa, que afirma que a visita surgiu no âmbito da noticia dos cidadãos moldavos escravizados em Serpa.
João Efigénio Palma