EMAS quer realizar novo ciclo da iPP
Written by Admin RVidigueira on 11/05/2020
A Empresa Municipal de Água e Saneamento vai voltar com a iPP – Iniciativa de Participação Pública para um novo ciclo.
Segundo anunciou a EMAS de Beja esta é uma ação que tem como objetivo fomentar o envolvimento de toda a comunidade nos processos de transformação e decisão, através da integração dos seus clientes numa participação ativa, promovendo o contacto de que “é crucial dada a especificidade das ações programadas”.
A EMAS de Beja, “ tendo em consideração o momento que atravessamos, juntamente com o objetivo principal da Iniciativa de Participação Pública, considera que não estão reunidas as condições necessárias para executar os projetos propostos.
Segundo a EMAS, no ciclo da Ipp – Comunidade as iniciativas vencedoras, como são exemplo o bebedouro de uso múltiplo e os equipamentos de mobiliário urbano para o parque de lazer, serão apenas instalados e postos ao serviço da comunidade quando existirem condições mais favoráveis, para que todos os munícipes possam usufruir dos mesmos em segurança.
Neste sentido e no atual ciclo da “iPP”, todas as ações ficam suspensas, sendo que será possível a todos os participantes, nomeadamente da “iPP Escolas” e “iPP Desporto”, que apesar de já terem as suas candidaturas aprovadas, melhorar as candidaturas se assim o considerem necessário.
A iPP – Iniciativa de Participação Pública voltará oportunamente com um novo ciclo que permitirá por um lado efetivar os projetos em curso bem como voltar a reunir a comunidade nas decisões que contribuem para o desenvolvimento sustentável do concelho de Beja.
As explicações foram deixadas na Rádio Vidigueira, por Rui Marreiros, administrador executivo da EMAS de Beja, que diz ser necessário um “compasso de espera” para “assim que houver condições” retomar a iniciativa.