EMAS de Beja cumpriu em 2020 o objetivo da redução de perdas
Escrito por Admin RVidigueira em 25/02/2021
Em comunicado a Empresa Municipal de Água e Saneamento de Beja, afirma que “2020 marca o desempenho dos serviços de água em Beja pelo excelente resultado obtido de 19,8% no indicador ANF (Água não faturada), posicionando a empresa municipal de Beja como uma referência no setor, comparando destacadamente com a média nacional, que se aproxima dos 30% ou a média da região e do distrito de Beja, ambas a ultrapassar os 40%”.
Segundo esclarece a EMAS de Beja, o tema tem sido uma preocupação crescente das entidades gestoras de serviços de águas.
A EMAS de Beja afirma que tem vindo a realizar o “investimento da reabilitação da rede, aposta em recursos tecnológicos, na capacitação e confiança nos seus recursos humanos e na transversalidade organizacional desta prioridade “a redução de perdas de água”, nas suas diferentes vertentes.
A EMAS diz ter alcançado “os melhores resultados operacionais de sempre, com destaque para o indicador de ANF – Água não faturada, que superou largamente o objetivo estabelecido para 2020”, com 19,8% , cumprindo as recomendações do PENSAAR 2020 – Plano Estratégico de Abastecimento de Água e Saneamento de Águas Residuais, garantindo o melhor desempenho no indicador da ERSAR (Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos) em termos da eficiência de distribuição.
As explicações são de Rui Marreiros, administrador executivo da EMAS de Beja, que realçou a importância deste indicador.