EDIA realizou estudo sobre importância do olival na região

Escrito por em 22/03/2021

A EDIA realizou um estudo que aponta o olival como a “cultura mais importante de Alqueva, constituindo de certa forma, o símbolo da nova agricultura de regadio da Região”.

A EDIA que revela que “a olivicultura portuguesa aumentou drasticamente a sua produtividade, o que já possibilitou um superavit de exportações”.

Segundo anunciou a EDIA, que coordenou o presente estudo, bem como vários organismos do Ministério da Agricultura (Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), Direção Regional de Agricultura e Pescas do Alentejo (DRAPAL), Instituto Nacional de Investigação Agrícola e Veterinária (INIAV) e Direção Geral de Agricultura e Veterinária (DGAV)), que se juntaram para “produzir um documento estruturado que abarcasse as diversas componentes associadas ao impacte do olival na área de influência de Alqueva”, procurando   “apresentar um conjunto de medidas que possam contribuir para a minimização dos impactes negativos e que possam potenciar os impactes positivos, com o objetivo de criar condições de sustentabilidade da cultura do olival em Alqueva”.

Segundo a empresa de Alqueva, este “ estudo foi desenvolvido no sentido de permitir obter respostas que permitam contribuir para um melhor esclarecimento de um conjunto de temáticas, através da sistematização de dados técnicos e estatísticos, bem como permitir o desenvolvimento de medidas de política que contribuam para a criação de condições de sustentabilidade desta cultura”.

“Boas práticas como a preservação e o fomento de bolsas de biodiversidade no meio da cultura (galerias ripícolas, bosquetes, quercíneas isoladas, charcos temporários, sebes vivas e entrelinhas multifuncionais) ou a preferência pelo controlo biológico das pragas têm assim um papel decisivo”, segundo a EDIA.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Rádio Vidigueira

Rádio Vidigueira

Faixa Atual

Título

Artista

Background

COMUNICADO


A Rádio Vidigueira iniciou este ciclo de entrevistas no âmbito das eleições autárquicas de 12 de outubro de 2025, partindo de um princípio claro: -Valorizar a democracia local, contribuir para o esclarecimento da comunidade e assegurar a igualdade de oportunidades entre todas as candidaturas.

Fazemo-lo com sentido de missão, proximidade e serviço público, mesmo, a exemplo de outras rádios locais, enfrentando as dificuldades materiais, financeiras e humanas que são conhecidas.

Infelizmente, hoje não conseguimos fazê-lo. Infelizmente, hoje ocorreu uma situação alheia à nossa vontade, ao nosso adn: -Por razões de ordem técnica, falhou o sistema de gravação e de backup, e a entrevista ao candidato Ricardo Bonito (PS) não ficou registada.

LER COMUNICADO NA INTEGRA

This will close in 20 seconds

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE