EDIA promove workshop sobre sustentabilidade da vinha e do vinho
Escrito por MarcoAbundancia em 29/09/2025
O Auditório do Parque de Feiras e Exposições de Beja recebe dia 2 de Outubro, pelas 16h, o workshop “Inovação e Sustentabilidade na Vinha e no Vinho”, uma iniciativa integrada no projeto Alqueva Sustentável.
Segundo anunciou a EDIA, entidade organizadora, “a sustentabilidade na vinha e no vinho envolve hoje múltiplas dimensões técnicas e de gestão”, e no
“território de Alqueva, estas práticas ganham especial relevância, não só pela dimensão do regadio e pela diversidade de culturas, mas também pelo papel central da viticultura na economia regional”.
O programa contará com a moderação de João Barroso, Coordenador do Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo, e a participação de José Miguel Almeida (Adega Cooperativa da Vidigueira), Luís Cavaco (Herdade da Poupa) e Duarte Leal da Costa Jr. (Ervideira).
Com esta iniciativa, a EDIA diz reforçar “o seu compromisso com a sustentabilidade e com a valorização do setor vitivinícola, promovendo a partilha de conhecimento e boas práticas no território de Alqueva”.
O projeto Alqueva Sustentável é uma parceria entre a EDIA, o NERBE/AEBAL e o NERE, com o cofinanciamento dos programas Alentejo 2030 e Portugal 2030 da União Europeia.