EDIA assina protocolo com Clube de Produtores Continente

Escrito por em 27/04/2023

A EDIA assina esta quinta-feira, pelas 12.45h, na Ovibeja, um protocolo com o Clube de Produtores Continente.

Segundo revelou a EDIA, o projeto “URSA”, Unidades de Recirculação de Subprodutos de Alqueva, promovido pela EDIA, “é exemplo para o Clube de Produtores Continente que o quer ver replicado nas suas explorações agrícolas, assinando para isso um protocolo de cooperação com a EDIA e que visa a promoção do desenvolvimento destas Unidades, contribuindo assim para o incremento do teor de matéria orgânica no solo”.

O Clube de Produtores Continente, com cerca de 270 agricultores, debate-se com os mesmos desafios dos agricultores do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva, EFMA, “pretendendo aliar a necessidade de produzir mais, de forma mais sustentável e com menores custos”,  começando pelo EFMA, mas replicando o conceito a nível nacional.

A EDIA tem apostado na promoção de uma economia circular através do projeto URSA (Unidades de Recirculação de Subprodutos de Alqueva), “realizando, de forma comunitária, a transformação de subprodutos orgânicos de origem agrícola, pecuária e agroindustrial em fertilizante orgânico para aplicação no solo das áreas de regadio”.

A primeira URSA, criada em colaboração com a Direção Regional de Agricultura do Alentejo, encontra-se em funcionamento desde 2019 na Herdade da Abobada (Polo de Inovação Terra Futura), em Serpa, tendo já conduzido, segundo a EDIA, à assinatura de 18 protocolos de colaboração entre a EDIA e empresas agroindustriais da região, em especial lagares de azeite, para criação de uma rede de unidades particulares de valorização orgânica por compostagem.

 

Foto: EDIA


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Rádio Vidigueira

Rádio Vidigueira

Faixa Atual

Título

Artista

Background
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE
Reprodutor de áudio
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Pinterest
Compartilhar no Linkedin
Send by Whatsapp
Love