DRCAlentejo lançou empreitada de conservação e restauro de São Cucufate
Written by Admin RVidigueira on 29/11/2023
A Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo) efetuou neste mês de novembro, a consignação da empreitada de conservação e restauro do Sítio Arqueológico de São Cucufate.
Segundo anunciou a Direção Regional de Cultura do Alentejo, que propôs a reclassificação de S. Cucufate, como Monumento Nacional, a obra tem por objetivo a “conservação da cobertura, com otimização dos sistemas de drenagem de águas pluviais, incluindo a reconstrução parcial de abóbadas e arcos da Villa Romana”.
A cerimónia de consignação contou com a participação da DRCAlentejo, dona da obra, e da empresa In Situ, com a presença do Presidente do Município de Vidigueira, Rui Raposo.
Segundo a Direção Regional de Cultura do Alentejo, a empreitada, com o valor contratual de 173 769,00 euros, é financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e tem uma duração prevista de 120 dias, decorrendo até 12 de março de 2024.
A Direção Regional de Cultura do Alentejo acrescenta ainda, que “também no âmbito dos Projetos PRR para o Sítio Arqueológico de São Cucufate, está em fase de lançamento o Concurso Público para realização de visitas virtuais à Villa Romana, e encontra-se previsto o lançamento do procedimento de contratação por Concurso Público destinado à execução do projeto WI-FI, para 2024”.
O Sítio Arqueológico continua aberto para visitas, encontrando-se delimitada a área de obra em curso.
O Sítio Arqueológico continua aberto para visitas, encontrando-se delimitada a área de obra em curso, como explicou à Rádio Vidigueira, Ana Paula Amendoeira, directora regional de Cultura do Alentejo, que realçou a importância destes investimentos em São Cucufate, em especial na preservação do Sitio.