DRA do PCP acusa Governo de “falta de vontade” em enfrentar problemas na região

Escrito por em 24/10/2024

A Direcção Regional do Alentejo do Partido Comunista Português acusou o Governo de “falta de vontade (…) em enfrentar seriamente os problemas da região”.

A posição surge depois da reunião, da Direção Regional do Alentejo do PCP, que em comunicado de imprensa, afirma que “as deslocações de governantes à região têm-se pautado, à semelhança do que aconteceu com o anterior governo, pela propaganda e pelo sucessivo anúncio da realização de projectos que são continuamente adiados ou cuja concretização fica no seu conteúdo distante daquilo que são os  interesses da região”.

Segundo a DRA do PCP, a proposta de Orçamento de Estado para 2025 “ignora o Alentejo e os seus problemas, seja por não dar resposta a problemas estruturais de âmbito nacional (salários, pensões, habitação, saúde, educação), seja optando por não inscrever no OE 2025 investimentos essenciais ao desenvolvimento da região”.

A DRA do PCP destaca o caso da ampliação do Hospital Distrital de Beja, “que apenas se fica pelas diligências, não sendo neste momento claro até que ponto se poderá concretizar as obras de ampliação; a não resposta à falta gritante de médicos de família um pouco por toda a região”.

Segundo os comunistas, a “ferrovia continua a marcar passo”, com “os atrasos no inicio das obras de eletrificação e modernização da linha entre Casa Branca e Beja; o projecto de electrificação dessa linha continua a não incluir a ligação ao aeroporto; continua-se sem se saber para quando se avança com a reposição e a modernização da linha entre Beja e Funcheira”.

No que diz respeito à rodovia, o PCP refere que, “as obras que estão previstas não correspondem ao necessário e mais uma vez atrasam antigas e justas reivindicações das populações, como são os casos da conclusão e requalificação do IP2, do IC33 assegurando a ligação entre Sines e Évora, e do necessário IP8, com 2 vias em cada sentido, sem portagens, entre Sines e Vila Verde de Ficalho”.

“Quanto ao Aeroporto de Beja a DRA reafirma as propostas do PCP para o seu aproveitamento e valorização enquanto Aeroporto complementar ao novo Aeroporto de Lisboa, ao serviço da região e do País”.

O PCP aponta ainda que, o facto do Orçamento do estado para 2025 “não conter quaisquer verbas para estas ligações, confirma o desinteresse do Governo PSD/CDS em mobilizar recursos financeiros necessários ao aproveitamento de todas as potencialidades e dimensões que o Aeroporto de Beja representa”.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Rádio Vidigueira

Rádio Vidigueira

Faixa Atual

Título

Artista

Background
HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE