Distrito de Beja com dois concelhos em risco muito elevado a partir de hoje
Written by Admin RVidigueira on 09/12/2020
Cuba e Serpa, são os dois concelhos do distrito de Beja que passam a figurar a partir desta quarta-feira, na lista dos concelhos de risco muito elevado.
Em virtude do aumento do número de novos casos de Covid 19, no último período de avaliação, os dois concelhos, tem entre 480 e 960 casos de covid-19 por 100 mil habitantes, passam a integrar os grupos de municípios em risco muito elevado.
Nos concelhos de risco muito Elevado, não é permitida a circulação na via pública nos dois próximos fins de semana (12-13 e 19-20 de dezembro), a partir das 13.00 horas.
O decreto determina o encerramento do comércio aos fins de semana a partir das 13.00 h e abertura a partir das 8.00 horas, exceto farmácias, clínicas e consultórios, estabelecimentos de venda de bens alimentares com porta para a rua até 200 m2 e bombas de gasolina.
Nos dois próximos fins de semana, a partir das 13.00 horas, os restaurantes só podem funcionar através de entrega ao domicílio.
Está ainda proibida a circulação na via pública entre as 23.00 h e as 05.00 horas nos dias de semana, com exceções para deslocações para desempenho de funções profissionais, por motivos de saúde (a estabelecimentos de saúde ou farmácias), entre outras.
Quanto aos restantes concelhos do distrito de Beja, Barrancos, Mértola e Odemira pertencem aos concelhos com risco elevado de contágio de Covid-19, e na lista de risco moderado de contágio estão os concelhos de Aljustrel, Almodôvar, Alvito, Beja, Castro Verde, Ferreira do Alentejo, Moura, Ourique e Vidigueira.
Recorde-se que arrancou à meia-noite desta quarta-feira, o novo período do Estado de Emergência em Portugal, que vigora até 23 de dezembro, com um total de 113 concelhos do continente em risco de transmissão de Covid-19 extremamente elevado ou muito elevado.