Diocese de Beja recebe símbolos da Jornada Mundial da Juventude
Escrito por Admin RVidigueira em 17/12/2021
A diocese de Beja está a receber durante este mês de Dezembro, os símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude, que vão decorrer em Lisboa, em 2023, e que terá no encerramento a presença do Papa Francisco.
Os símbolos – a Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani – estão em cada diocese nacional cerca de um mês, cabendo este mês à diocese de Beja, terminando em Lisboa, que em agosto de 2023 vai acolher mais de um milhão de jovens nas Jornadas Mundiais da Juventude.
Tradicionalmente, nos meses que antecedem cada JMJ, “os símbolos partem em peregrinação para serem anunciadores do Evangelho e acompanharem os jovens, de forma especial, nas realidades em que vivem”, informou a organização da Jornada.
Com 3,8 metros de altura, a Cruz peregrina, construída a propósito do Ano Santo, em 1983, foi confiada por João Paulo II aos jovens no Domingo de Ramos do ano seguinte, para que fosse levada por todo o mundo. Desde aí, a Cruz peregrina, feita em madeira, iniciou uma peregrinação que já a levou a quase 90 países.
Já o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, que retrata a Virgem Maria com o Menino nos braços, tem 1,20 metros de altura e 80 centímetros de largura, e está associado a uma das mais populares devoções marianas em Itália.
Foto JMJ Lisboa 2023/Arlindo Homem