Descoberto em Serpa o primeiro enterramento da época romana
Escrito por Admin RVidigueira em 24/01/2022
No decorrer da requalificação da Rua dos Fidalgos, em Serpa, a equipa técnica encarregue pela obra, encontrou um esqueleto na Praça da República.
Segundo anunciou a Câmara Municipal, “trata-se do primeiro enterramento da época Romana que se deteta na área urbana de Serpa”.
Segundo a autarquia” é o primeiro enterramento desta época descoberto na área urbana, o que significa que “provavelmente faria parte de um cemitério desta população, que provavelmente se desenvolve ma área de implantação das casas, pelo que não conseguimos verificar se se trata de um caso isolado ou se há uma série de enterramentos aqui à volta”. Isto permite-nos “chamar a atenção, em caso de obras aqui na zona, para que os moradores tenham essa possibilidade em conta”, segundo explicou Miguel Serra, arqueólogo da autarquia..
O achado “encontra-se parcialmente destruído por obras anteriores, verificando-se a existência de valas antigas, provavelmente de obras efetuadas no final do século XIX, ou início do século XX, que cortaram parte do esqueleto, nomeadamente parte do crânio e um dos membros inferiores. O restante esqueleto encontra-se bem conservado”, acrescenta o arqueólogo municipal.
Segundo revelou ainda a Câmara de Serpa, a antropóloga, Sónia Ferro, encontra-se a trabalhar na escavação e revela que até agora foi possível perceber que se trata de “um homem, jovem”, e que só analisando os ossos se poderá ver se tem “alguma marca de patologia” ou acrescentar dados que possam ser relevantes.