Deputados socialistas do interior do país questionaram Ministério da Educação
Escrito por Admin RVidigueira em 30/07/2020
Um grupo de vinte deputados do PS do interior do país questionaram o Ministro da Educação sobre a inclusão das regiões do interior no grupo das 10 escolas piloto onde vão ser introduzidos manuais escolares digitais.
O Grupo Parlamentar do PS em comunicado de imprensa recorda, que o Governo aprovou 400 milhões de euros para universalização da Escola Digital, prevendo, nomeadamente, a aquisição de computadores, conetividade e licenças de ‘software’ para todas as escolas públicas, assim como um programa de capacitação digital dos docentes.
No âmbito da Escola Digital, o Governo prevê o apoio à produção de novos recursos didáticos e educativos no sentido de incrementar a desmaterialização de manuais escolares, tendo sido anunciada a intenção de avançar com manuais escolares digitais num grupo de 10 escolas piloto.
Segundo o Grupo Parlamentar do PS, os deputados signatários da pergunta, na sua esmagadora maioria do interior do país, pretendem saber “se no grupo de 10 escolas piloto com manuais escolares digitais, o interior será devidamente contemplado”. Os parlamentares do PS pedem ainda que seja facultada “indicação sobre as escolas selecionadas, logo que a informação esteja disponível”.
A pergunta ao Governo foi subscrita pelos eleitos socialistas pelos distritos de Castelo Branco (Nuno Fazenda, Hortense Martins, Joana Bento), de Bragança (Jorge Gomes), de Vila Real (Francisco Rocha e Ascenso Simões), de Viseu (José Rui Cruz, João Azevedo, Lúcia Silva, Maria da Graça Reis), da Guarda (Santinho Pacheco, Cristina Sousa), de Portalegre (Ricardo Pinheiro e Luís Testa) de Évora (Norberto Patinho e Luís Capoulas Santos) e de Beja (Pedro do Carmo e Telma Guerreiro).
Também o coordenador do PS na comissão parlamentar de Educação, Tiago Estêvão Martins, e o Vice-Presidente da Direção do Grupo parlamentar com a área da Educação, Porfírio Silva, são subscritores da pergunta ao Ministro da Educação sobre a introdução de manuais escolares digitais nas escolas do interior.