Deputados do PS questionam Governo sobre falta de médicos especialistas em saúde pública na ULSBA
Escrito por Admin RVidigueira em 03/12/2020
Os deputados socialistas, Pedro do Carmo e Telma Guerreiro, eleitos por Beja, questionaram o governo sobre que medidas pretende o governo adotar para combater o problema da falta de médicos especialistas em Saúde pública na Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo.
Em pergunta dirigida ao Ministério da Saúde os parlamentares sustentam que “a situação de emergência de saúde pública que vivemos, declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), para a infeção por SARS-CvO-2, a 30 de janeiro de 2020, e com a posterior declaração de Pandemia decretada a 11 de março de 2020, justificou um leque de medidas excecionais, em particular no Serviço Nacional de Saúde (SNS). “.
Pedro do Carmo e Telma Guerreiro sublinham que “A pandemia de COVID-19 veio evidenciar a importância de uma reforma abrangente dos serviços de saúde publica, que coloque a prevenção da doença e a proteção da saúde dos cidadãos no centro das políticas de saúde.
Segundo os parlamentares do PS, a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, está na iminência de ficar sem médicos de saúde pública, situação que seria preocupante em qualquer contexto, agudizando-se ainda mais neste momento de pandemia em que estes médicos são convocados para as ações de prevenção e rastreio, na grande missão da salvaguarda da segurança sanitária das comunidades.”.
Os deputados do Partido Socialista perguntam ao governo “que ações está a tomar o Governo para resolver este problema da falta de médicos especialistas em Saúde pública na ULSBA?”.
As preocupações foram deixadas pela deputada Telma Guerreiro, aos microfones da Rádio Vidigueira, que quer garantir que a ULSBA vai continuar a ter estes médicos especialistas.