Deputado Pedro Pessanha do CHEGA é candidato à Câmara de Cuba
Escrito por MarcoAbundancia em 16/09/2025
O deputado do Chega Pedro Pessanha, de 58 anos, é o cabeça de lista do partido à Câmara de Cuba, distrito de Beja, de maioria CDU, nas eleições autárquicas de 12 de outubro, indicou hoje o próprio.
Contactado pela agência Lusa, Pedro Pessanha considerou hoje que a sua candidatura a este município alentejano “pode fazer a diferença, porque traz uma forma de governar mais próxima das pessoas e focada em resultados”.
“O que me motiva é a necessidade de dar resposta ao descontentamento geral da população, transformando preocupações em soluções concretas”, argumentou, afiançando que pretende “devolver segurança, qualidade de vida e oportunidades a todos os cubenses”.
Natural da Parede, no concelho de Cascais, Pedro Pessanha reside na sede deste município do distrito de Lisboa.
É licenciado em Gestão Imobiliária pela ESAI – Escola Superior de Actividades Imobiliárias e possui um curso de pós-formação em Gestão Imobiliária pelo Instituto Superior Técnico (IST).
O candidato fez o serviço militar na Marinha – Reserva Naval, onde chegou a tenente nas Forças Especiais – Fuzileiros Navais, encontrando-se atualmente na reserva.
Membro do Chega “desde o início”, é desde 2019 presidente da distrital de Lisboa e integra o conselho nacional do partido, sendo deputado na Assembleia da República desde março de 2022, pelo que está a cumprir o terceiro mandato consecutivo.
Entre outros cargos, é também membro do Conselho Superior de Defesa Nacional e faz parte da Assembleia Parlamentar da NATO.
Questionado também pela Lusa sobre as suas prioridades, caso seja eleito presidente da Câmara Municipal de Cuba, o cabeça de lista do Chega apontou o tema da segurança como o principal.
“O concelho de Cuba tem vivido situações de violência e instabilidade que preocupam os cidadãos. É fundamental devolver tranquilidade e confiança às famílias, criar melhores condições de segurança para todo o concelho”, argumentou.
Pedro Pessanha prometeu ainda “melhorar os acessos e a mobilidade” no concelho, considerando que “as vias de comunicação estão desatualizadas e é urgente modernizá-las”.
“Defendo um novo acesso direto de Cuba ao aeroporto [de Beja], o que colocaria o concelho numa posição estratégica e atrativa para investimento”, e “é essencial melhorar a linha férrea”, precisou.
No total, há quatro candidaturas ao município de Cuba nas eleições autárquicas deste ano, pois, além de Pedro Pessanha liderar a do Chega, João Duarte Palma encabeça a da CDU (coligação PCP/PEV), Lígia Araújo candidata-se pelo PSD e o ex-autarca Francisco Orelha, que já presidiu a esta câmara (entre 1997 e 2013), concorre pelo PS.
O atual executivo camarário, liderado pelo comunista João Português, que não se pode recandidatar a este município por cumprir o terceiro mandato e que já foi anunciado como cabeça de lista comunista em Ferreira do Alentejo, no distrito de Beja, é atualmente composto por três eleitos da CDU e dois do PS.