DECIR 2023 é apresentado esta segunda-feira
Escrito por Admin RVidigueira em 17/04/2023
A Comissão Nacional de Proteção Civil aprovou na passada sexta-feira, o Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Rurais (DECIR 2023).
Segundo anunciou em comunicado o Ministério da Administração Interna, durante o período de maior empenhamento (Nível IV – 1 de julho a 30 setembro) o dispositivo terrestre contará com 13.891 elementos e 2.990 veículos.
Segundo a tutela, esta Diretiva Operacional “é o documento que, anualmente, define os meios e estabelece a arquitetura da estrutura de direção, comando e controlo do Sistema Integrado das Operações de Proteção e Socorro. Estabelece a forma como é assegurada a coordenação institucional, a regulação, a articulação e otimização das forças e organismos que integram o sistema”.
Segundo o Ministério da Administração Interna, foi também aprovada pela Comissão Nacional de Proteção Civil a Diretiva Integrada de Deteção e Vigilância de Incêndios Rurais (DIVDIR) de 2023, que estabelece mecanismos de coordenação entre as entidades do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais e outras instituições envolvidas nas operações de vigilância e deteção de incêndios rurais, de forma a garantir a otimização do emprego operacional dos sistemas de vigilância móvel, videovigilância florestal, de vigilância aérea e da Rede Nacional de Postos de Vigia.
O DECIR 2023 é apresentado esta segunda-feira, numa sessão pública às 10h30, no Auditório da Biblioteca Municipal Dr. José David Lucas Batista, em Manteigas, com a presença do Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, da Secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, e o Secretário de Estado da Conservação da Natureza e das Florestas, João Paulo Catarino.