Consumidores do Alentejo reclamam mais e melhores transportes públicos
Escrito por Admin RVidigueira em 24/03/2022
A denúncia é da DECO Alentejo, que em comunicado diz ter sido “alertada” pelos consumidores da região identificando um conjunto de problemas relacionados com a rede de transportes públicos.
Segundo a DECO Alentejo, os problemas apontados passam por a “fraca oferta horária dos transportes públicos”, “ausência de um passe único de preço fixo que congregue vários tipos de transporte” a “ausência de informação relativa a todos os descontos existentes, bem como as condições de acesso aos mesmos”.
A DECO refere que apesar de se congratular “com o trabalho já desenvolvido pelas Comunidades Intermunicipais, Autarquias e Empresas de transportes públicos no sentido de potenciar a mobilidade dos consumidores da região”, considera “que ainda há um longo caminho a percorrer, particularmente no que concerne à redução tarifária, da qual beneficiam, sobretudo, os passageiros que utilizam diariamente os transportes públicos para as deslocações casa – trabalho”.
A DECO reivindica a necessidade de “criar um passe combinado entre os vários tipos de transporte; melhorar a prestação da informação ao consumidor; aumentar a frequência da circulação dos transportes intermunicipais e urbanos; melhorar a articulação entre esses transportes, facilitando as deslocações das estações de transportes ao centro das localidades; aumentar a oferta de meios de transporte não poluentes, a custos acessíveis”.
A DECO Alentejo defende que “a adoção de um modelo de mobilidade mais robusto e flexível, com uma rede de transportes públicos adequada às necessidades dos cidadãos, é imperativo para o crescimento económico da região, para melhorar as condições de empregabilidade da população e para a melhoria da qualidade ambiental”.
As explicações foram deixadas por Vânia Traguedo da delegação regional do Alentejo da DECO.