Concelhia de Beja do PSD reuniu com a Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos

Escrito por em 14/03/2023

A Comissão Política de Secção de Beja do Partido Social Democrata reuniu com a Direção da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (APCP).

 

Segundo revelou a concelhia de Beja do PSD, esta associação é o “motor para o desenvolvimento dos Cuidados Paliativos em Portugal”, sendo que o “considerou oportuno encontrar espaço para se falar de “vida medicamente assistida”, reconhecendo a importância da concretização dos cuidados paliativos efetivos e dignos em Portugal”.

Relativamente ao apoio em cuidados paliativos dado aos doentes do distrito de Beja, a Presidente da Associação, Catarina Pazes, segundo a concelhia social democrata, “lamenta a não existência de cuidados paliativos pediátricos, mas, por outro lado, congratula-se pelo trabalho meritório da Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos Beja +, da qual orgulhosamente faz parte, pela prestação, desde 2008, de cuidados no domicílio aos doentes e disponibilização de acompanhamento telefónico especializado 24 horas/dia, em caso de agravamento dos sintomas”.

Catarina Pazes deixou um alerta que a Comissão Política do PSD Beja realça, “acerca do escasso acesso dos portugueses aos cuidados paliativos, ou seja, ao direito a um acompanhamento especializado no decorrer de processos de doença grave e não apenas numa fase mais avançada da doença e de últimos dias de vida”, uma vez que, “o número de equipas no terreno é reduzido para as necessidades e tipologia de resposta que Portugal tem nesta área”.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Rádio Vidigueira

Rádio Vidigueira

Faixa Atual

Título

Artista

Background

COMUNICADO


A Rádio Vidigueira iniciou este ciclo de entrevistas no âmbito das eleições autárquicas de 12 de outubro de 2025, partindo de um princípio claro: -Valorizar a democracia local, contribuir para o esclarecimento da comunidade e assegurar a igualdade de oportunidades entre todas as candidaturas.

Fazemo-lo com sentido de missão, proximidade e serviço público, mesmo, a exemplo de outras rádios locais, enfrentando as dificuldades materiais, financeiras e humanas que são conhecidas.

Infelizmente, hoje não conseguimos fazê-lo. Infelizmente, hoje ocorreu uma situação alheia à nossa vontade, ao nosso adn: -Por razões de ordem técnica, falhou o sistema de gravação e de backup, e a entrevista ao candidato Ricardo Bonito (PS) não ficou registada.

LER COMUNICADO NA INTEGRA

This will close in 20 seconds

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE