“Comunidade Reparação Alentejo” ganhou o prémio de melhor projeto de voluntariado
Escrito por MarcoAbundancia em 11/12/2024
O projeto “Comunidade Reparação Alentejo” ganhou o prémio de melhor projeto de voluntariado para a categoria Proteção do ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Ação Climática.
A distinção, segundo anunciou a Associação Buinho, foi entregue por ocasião das comemorações do Dia Internacional do Voluntariado, promovido pela Agência Nacional Erasmus+ Juventude no Convento do Beato,
O projeto “Comunidade Reparação Alentejo” foi desenvolvido pela Buinho Associação, com sede em Messejana, no concelho de Aljustrel, e que se distingue por ser o único Fablab e Hub Criativo a operar no Baixo Alentejo. Neste projeto, e através do apoio da empresa intermunicipal de tratamento de resíduos ResiAlentejo, a Buinho desenvolveu oito Cafés Reparação em oito municípios do Baixo Alentejo, Almodôvar, Barrancos, Beja, Castro Verde, Mértola, Moura, Ourique e Serpa.
Segundo a Buinho, “os Cafés Reparação são eventos comunitários que sensibilizam as populações locais para a importância de reparar e reutilizar objetos, uma ação vital na luta contra o aumento do lixo eletrónico e do desperdício”, e que contam com a participação de voluntários, que oferecem os seus conhecimentos e capacidades para ajudar e ensinar os participantes a reparar uma variedade de objectos.
Segundo a associação, “esta iniciativa conjunta da ResiAlentejo com a Buinho Associação, é única a nível nacional, facto agora reconhecido por esta distinção”.
As explicações são de Carlos Alcobia, da Associação Buinho, fala deste projeto “impar”.