“Comunidade Reparação Alentejo” ganhou o prémio de melhor projeto de voluntariado

Escrito por em 11/12/2024

O projeto “Comunidade Reparação Alentejo” ganhou o prémio de melhor projeto de voluntariado para a categoria Proteção do ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Ação Climática.

A distinção, segundo anunciou a Associação Buinho, foi entregue por ocasião das comemorações do Dia Internacional do Voluntariado, promovido pela Agência Nacional Erasmus+ Juventude no Convento do Beato,

O projeto “Comunidade Reparação Alentejo” foi desenvolvido pela Buinho Associação, com sede em Messejana, no concelho de Aljustrel, e que se distingue por ser o único Fablab e Hub Criativo a operar no Baixo Alentejo. Neste projeto, e através do apoio da empresa intermunicipal de tratamento de resíduos ResiAlentejo, a Buinho desenvolveu oito Cafés Reparação em oito municípios do Baixo Alentejo, Almodôvar, Barrancos, Beja, Castro Verde, Mértola, Moura, Ourique e Serpa.

Segundo a Buinho, “os Cafés Reparação são eventos comunitários que sensibilizam as populações locais para a importância de reparar e reutilizar objetos, uma ação vital na luta contra o aumento do lixo eletrónico e do desperdício”, e que contam com a participação de voluntários, que oferecem os seus conhecimentos e capacidades para ajudar e ensinar os participantes a reparar uma variedade de objectos.

Segundo a associação, “esta iniciativa conjunta da ResiAlentejo com a Buinho Associação, é única a nível nacional, facto agora reconhecido por esta distinção”.

As explicações são de Carlos Alcobia, da Associação Buinho, fala deste projeto “impar”.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Rádio Vidigueira

Rádio Vidigueira

Faixa Atual

Título

Artista

Background

COMUNICADO


A Rádio Vidigueira iniciou este ciclo de entrevistas no âmbito das eleições autárquicas de 12 de outubro de 2025, partindo de um princípio claro: -Valorizar a democracia local, contribuir para o esclarecimento da comunidade e assegurar a igualdade de oportunidades entre todas as candidaturas.

Fazemo-lo com sentido de missão, proximidade e serviço público, mesmo, a exemplo de outras rádios locais, enfrentando as dificuldades materiais, financeiras e humanas que são conhecidas.

Infelizmente, hoje não conseguimos fazê-lo. Infelizmente, hoje ocorreu uma situação alheia à nossa vontade, ao nosso adn: -Por razões de ordem técnica, falhou o sistema de gravação e de backup, e a entrevista ao candidato Ricardo Bonito (PS) não ficou registada.

LER COMUNICADO NA INTEGRA

This will close in 20 seconds

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE