Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central defende ligação Beja/Funcheira
Escrito por Admin RVidigueira em 28/03/2023
A CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central(CIMAC) defendeu “a importância crucial” da modernização e reabertura do troço ferroviário da Linha do Alentejo entre Beja e a Funcheira, no concelho de Ourique.
A tomada de posição foi divulgada ontem, em comunicado, após ser aprovada, por unanimidade, em reunião do seu conselho intermunicipal, depois do presidente da CIMAC, Carlos Pinto Sá, ter reunido com a Comissão Dinamizadora da Plataforma Cidadã em defesa do Aeroporto de Beja.
A CIMAC, neste comunicado recomenda, a pedido da Plataforma Cidadã, que “ se apresente este assunto a discussão em reunião do Conselho Regional” e que se apoie a “recolha de assinaturas de uma petição lançada para que a questão seja discutida na Assembleia da República”.
O Conselho Intermunicipal da CIMAC, “deliberou por unanimidade manifestar o seu apoio às pretensões daquela Comissão Dinamizadora concordando com a importância crucial da modernização da ligação Beja-Ourique/Funcheira para dotar o sul do País com uma rede ferroviária moderna que sirva o seu desenvolvimento”.
Segundo o comunicado da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, que reúne os municípios do distrito de Évora, “com a modernização daquele pequeno troço de ferrovia, Portugal ganha uma nova ligação Lisboa-Faro, uma nova ligação do Complexo de Sines/Litoral Alentejano a Espanha, uma ligação direta do Aeroporto de Beja ao Algarve e do Algarve ao interior do País e a Espanha. O Sul do País ganha coesão territorial, mais competitividade, melhor Ambiente”.
As explicações foram deixadas à Rádio Vidigueira, pelo presidente da CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, que realça a importância desta ligação, em nome da “coesão territorial” e da “competitividade” para o território.