Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central defende ligação Beja/Funcheira

Escrito por em 28/03/2023

A CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central(CIMAC) defendeu “a importância crucial” da modernização e reabertura do troço ferroviário da Linha do Alentejo entre Beja e a Funcheira, no concelho de Ourique.

A tomada de posição foi divulgada ontem, em comunicado, após ser aprovada, por unanimidade, em reunião do seu conselho intermunicipal, depois do presidente da CIMAC, Carlos Pinto Sá, ter reunido com a Comissão Dinamizadora da Plataforma Cidadã em defesa do Aeroporto de Beja.

A CIMAC, neste comunicado recomenda, a pedido da Plataforma Cidadã,  que “ se apresente este assunto a discussão em reunião do Conselho Regional” e que se apoie a “recolha de assinaturas de uma petição lançada para que a questão seja discutida na Assembleia da República”.

O Conselho Intermunicipal da CIMAC, “deliberou por unanimidade manifestar o seu apoio às pretensões daquela Comissão Dinamizadora concordando com a importância crucial da modernização da ligação Beja-Ourique/Funcheira para dotar o sul do País com uma rede ferroviária moderna que sirva o seu desenvolvimento”.

Segundo o comunicado da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, que reúne os municípios do distrito de Évora, “com a modernização daquele pequeno troço de ferrovia, Portugal ganha uma nova ligação Lisboa-Faro, uma nova ligação do Complexo de Sines/Litoral Alentejano a Espanha, uma ligação direta do Aeroporto de Beja ao Algarve e do Algarve ao interior do País e a Espanha. O Sul do País ganha coesão territorial, mais competitividade, melhor Ambiente”.

As explicações foram deixadas à Rádio Vidigueira, pelo presidente da CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, que realça a importância desta ligação, em nome da “coesão territorial” e da “competitividade” para o território.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Rádio Vidigueira

Rádio Vidigueira

Faixa Atual

Título

Artista

Background

COMUNICADO


A Rádio Vidigueira iniciou este ciclo de entrevistas no âmbito das eleições autárquicas de 12 de outubro de 2025, partindo de um princípio claro: -Valorizar a democracia local, contribuir para o esclarecimento da comunidade e assegurar a igualdade de oportunidades entre todas as candidaturas.

Fazemo-lo com sentido de missão, proximidade e serviço público, mesmo, a exemplo de outras rádios locais, enfrentando as dificuldades materiais, financeiras e humanas que são conhecidas.

Infelizmente, hoje não conseguimos fazê-lo. Infelizmente, hoje ocorreu uma situação alheia à nossa vontade, ao nosso adn: -Por razões de ordem técnica, falhou o sistema de gravação e de backup, e a entrevista ao candidato Ricardo Bonito (PS) não ficou registada.

LER COMUNICADO NA INTEGRA

This will close in 20 seconds

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE