Comissão Diocesana de Arte Sacra da Diocese de Beja entregou peças ao Mosteiro dos Jerónimos e Torre de Belém
Written by Admin RVidigueira on 16/05/2022
A Comissão Diocesana de Arte Sacra da Diocese de Beja, procedeu à entrega ao Mosteiro dos Jerónimos e Torre de Belém um conjunto de peças de mobiliário e de alguns castiçais, dos séculos XV e XVI, que se encontrava na igreja matriz de Santiago do Cacém.
Estas peças, sem qualquer ligação histórica a esta igreja, e que aqui permaneciam sem referência ao local da sua proveniência, foram adquiridas para a Torre de Belém no período das Comemorações Henriquinas, no V Centenário da Morte do Infante D. Henrique, em 1960.
A história da aquisição e do destino destas peças, incluindo o seu depósito na igreja matriz de Santiago do Cacém, local onde se encontravam distribuídas por diferentes dependências, veio a ser conhecido e a clarificar-se, em diversos pormenores interessantes, após um processo de averiguações e de investigação levado a cabo recentemente, entre 2020 e 2021.
A Comissão Diocesana de Arte Sacra da Diocese de Beja procedeu, pois, à legítima devolução destes bens patrimoniais. O resultado destas pesquisas, em boa parte, pode agora ser visto na exposição que se apresenta no Mosteiro dos Jerónimos, numa pequena sala do coro-alto da igreja.
A exposição, não temporária, intitula-se “Passado Inventado: objetos e cenografias das Comemorações Henriquinas na Torre de Belém”.