Comissão de Luta pela Reposição da Freguesia de Santo Amador recolhe subscrições
Escrito por Admin RVidigueira em 13/10/2022
A Comissão de Luta pela Reposição da Freguesia de Santo Amador reuniu recentemente para fazer ponto da situação relativamente ao processo de reposição da freguesia.
Em comunicado a comissão revela que “a avaliação realizada deixou os elementos da comissão bastante satisfeitos, uma vez que tem sido possível progredir no trabalho que a comissão esta a levar a cabo”.
Segundo aquela Comissão, “já foi possível recolher elementos para a construção do processo e isso devesse à prestável colaboração da União de Freguesias de Moura e Santo Amador e da Câmara Municipal de Moura e dos respetivos presidentes que têm prestado todo o apoio solicitado para que o processo possa ser concretizado”.
A comissão “destaca que o documento, a entregar a Assembleia de Freguesia e que dará início ao processo de reposição, está praticamente concluído e nele se demonstra o cumprimento dos requisitos legais para que a freguesia possa ser reposta”.
A Comissão de Luta pela Reposição da Freguesia de Santo Amador, frisa ainda que “os elementos da comissão continuam o processo de recolha de subscrições para a proposta de reposição”, sendo que as subscrições “recolhidas já ultrapassam as 500, o que corresponde a cerca de 75% das assinaturas necessárias para que a proposta possa dar entrada na Assembleia da União de Freguesias”.
A comissão conta entregar a proposta na Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Moura e Santo Amador na segunda metade de outubro ou no início de novembro.
A CDU de Moura saiu também em defesa da reposição das freguesias no concelho de Moura.
Em comunicado a CDU de Moura afirma que “desenvolveu uma série de iniciativas ao nível da Assembleia da Republica, Assembleia Municipal, Câmara Municipal e Assembleias de Freguesia para que este processo fosse efetivo, mesmo considerando as insuficiências legislativas”.
A CDU refere que as “freguesias de Santo Aleixo da Restauração e Safara têm, neste momento, a possibilidade de reverter uma união imposta em 2013 e que não trouxe qualquer vantagem ou benefício a nenhuma delas”.