CNA promove ação em Serpa para denunciar problemas na agricultura da região
Written by Admin RVidigueira on 07/04/2022
A Confederação Nacional de Agricultura, em coordenação com o Grupo de Trabalho para as Migrações e Trabalho Rural da ECVC (Coordenadora Europeia Via Campesina), realiza esta quinta-feira, pelas 16.30h, junto à Câmara Municipal de Serpa, uma conferência de imprensa.
Segundo revelou em nota de imprensa, a Confederação Nacional de Agricultura, pretende divulgar as “impressões recolhidas ao longo da visita de uma Delegação Internacional, realizada para conhecer a situação dos trabalhadores imigrantes na região do Alentejo, em especial os que trabalham nas estufas do Sudoeste Alentejano”.
A visita segundo a CNA, “dá sequência a um trabalho de denúncia das situações de exploração laboral praticadas em explorações da Andaluzia e Galiza”.
Joaquim Lopes, da Confederação Nacional de Agricultura explica que o objectivo desta iniciativa, que vai passar também pelo concelho de Odemira, é procurar “perceber a relação de forças entre produção tradicional e a superintensiva”.
A delegação é composta por representantes de: ECVC; SOC-SAT – Sindicato de Obreros del Campo/ Sindicato Andaluz de Trabajadores (Andaluzia); SLG – Sindicato Labrego Galego (Galiza); Uniterre (Suiça); Landworkers’ Alliance (Reino Unido); FNSA – Fédération Nationale du Sector Agricole (Marrocos).