Cimbal reuniu Rede Intermunicipal de Educação do Baixo Alentejo
Escrito por Admin RVidigueira em 04/02/2021
A Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo realizou no passado dia 2 de fevereiro, com recurso a teleconferência, uma reunião alargada da Rede Intermunicipal de Educação do Baixo Alentejo.
Segundo informou a Cimbal em nota de imprensa, estiveram presentes cerca de sete dezenas de participantes, em representação dos Municípios, das Escolas do Ministério da Educação, das Escolas Profissionais, da DGESTE Alentejo, da Estrutura de Missão da Promoção do Sucesso Escolar, IEFP, IP e da Escola Superior de Educação do IP Beja.
De acordo com a Cimbal, para além de se ter efetuado um ponto de situação da execução do projeto intermunicipal “+ Sucesso Educativo no Baixo Alentejo” e sido exibidas as propostas de atividades deste primeiro semestre de 2021, foram apresentados, três projetos, promovidos pela CIMBAL.
Trata-se do Observatório da Educação do Baixo Alentejo, uma “ferramenta informática, desenvolvida pela KSTK, permitindo reunir e disponibilizar, por diversos níveis, informação relevante na Educação do Baixo Alentejo”.
A elaboração do Plano Estratégico Educativo do Baixo Alentejo, que consiste num “estudo a ser desenvolvido pelo Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do ISCTE-IUL, englobando ainda a revisão das treze cartas educativas municipais”.
E um diagnóstico Regional de Necessidades de Qualificações do Baixo Alentejo, “a ser elaborado pela Quaternaire, de acordo com os requisitos do SANQ – Sistema de Antecipação das Necessidades de Qualificação”.
As explicações foram deixadas por Jorge Rosa, presidente da Cimbal- Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo.