CIMBAL aprovou Plano de Ação do Investimento Territorial Integrado do Baixo Alentejo
Written by Admin RVidigueira on 11/10/2023
O Conselho Intermunicipal da CIMBAL – Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo, realizou na segunda-feira, a reunião ordinária mensal.
Segundo revelou a CIMBAL, foram aprovados nesta reunião a versão final do Plano de Ação do Investimento Territorial Integrado do Baixo Alentejo, a submeter no Aviso aberto, de forma a dar suporte às verbas do Alentejo 2030, a serem geridas pela CIMBAL, enquanto Organismo Intermédio. Foi aprovada a Carta Social Supramunicipal, elaborada pelo CIES-ISCTE – Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa, ao abrigo de candidatura financiada pelo Alentejo 2020.
Foi também aprovada a constituição da Rede Intermunicipal de Ambiente e Energia para “dar resposta às necessidades dos municípios do Baixo Alentejo, nomeadamente ao nível da apresentação de candidaturas intermunicipais a financiamento comunitário e ações de capacitação e formação para os técnicos municipais”.
A CIMBAL destacou ainda a aprovação, no âmbito da Central de Compras a abertura de dois procedimentos por Concurso Público com publicação no JOUE para celebração de Acordos Quadro para a aquisição de Serviços de Elaboração e Revisão de Projetos de Arquitetura e/ou projetos de especialidade e elaboração de levantamentos topográficos e prospeção geológica-geotécnica para obras em edifícios e espaços exteriores, bem como o fornecimento de Inertes, Misturas Betuminosas, Pré-Fabricados e outros.
A CIMBAL destacou ainda, no Período Antes da Ordem do Dia, a presença da Entidade Regional de Turismo do Alentejo, representada pelo seu Presidente, José Santos, e Vice-Presidente, Pedro Beato, que acompanhou o Secretário-Geral da Associação de Municípios Portugueses do Vinho, José Arruda, “apresentando um desafio para a promoção do Baixo Alentejo, baseado na produção vinícola do território”.
As explicações são de António Bota, presidente da CIMBAL, que destacou como “importantíssimo” a aprovação do Plano de Ação do Investimento Territorial Integrado do Baixo Alentejo, que prevê, até 2030, investimentos na ordem dos os 89,5 milhões de euros. António Bota relevou ainda a preparação da candidatura da região à Cidade Europeia do Vinho.