CIMBAL reuniu Conselho Intermunicipal
Escrito por Admin RVidigueira em 15/06/2021
O Conselho Intermunicipal da CIMBAL realizou ontem, através de videoconferência, a sua reunião mensal.
Segundo revelou a Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo em nota de imprensa, de entre as várias deliberações efetuadas por unanimidade, destacam-se a apreciação e votação da Prestação de Contas 2020. As primeiras a serem aprovadas, ao abrigo do novo Sistema de Normalização Contabilística para administrações públicas – SNC-AP, que segundo a CIMBAL “evidenciam o esforço efetuado ao longo deste mandato, para o equilíbrio económico-financeiro da CIMBAL” bem como a “constante procura de outras fontes de receita, nomeadamente candidaturas diretas a programas da União Europeia e ao EEAGrants, permitiram aceder a outros financiamentos, proporcionando receitas acrescidas, para além do envolvimento do território em projetos transnacionais”. Destacando a CIMBAL “o trabalho técnico desenvolvido pelos quadros da CIMBAL, não obstante algumas dificuldades registadas pela introdução de um novo sistema contabilístico, o que permitiu de forma atempada a apresentação das Contas”.
Em cima da mesa esteve ainda o “adiamento do início de período de exploração da concessão de Serviço Público do Transporte Público Rodoviário de Passageiros do Baixo Alentejo para dia 1 de janeiro de 2022; a adesão da CIMBAL ao Acordo Cidade Verde/Cidades Limpas e Saudáveis para a Europa; e a aprovação do Relatório Final e minuta de contrato do Acordo-Quadro para o Fornecimento de Gás, ao abrigo da Central de Compras”.
As explicações foram deixadas por Jorge Rosa, presidente da CIMBAL, que realçou a “união e unanimidade” no sei da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo.
Jorge Rosa