Cimbal reuniu com Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública

Escrito por em 03/12/2020

Na sequência do périplo realizado no passado mês de janeiro, realizou-se ontem, uma reunião, por teleconferência, dos autarcas do Baixo Alentejo com a Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, e o Secretário de Estado da Descentralização e da Administração Local, Jorge Botelho.

Segundo informou a CIMBAL – Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo, foi efetuada uma análise e avaliação das respostas à pandemia por Covid19, promovidas pelo Ministério e a possibilidade da sua eventual prorrogação para o ano de 2021.

De uma forma geral, realizou-se um ponto de situação sobre o impacto que a pandemia tem produzido no território e, em particular, as medidas que os municípios têm implementado de forma a mitigar estes efeitos.

Foram ainda debatidos os critérios utilizados pela DGS para a definição do risco dos concelhos, nomeadamente nestes territórios de baixa densidade. Os autarcas manifestaram a sua preocupação pela aplicação rígida destes critérios e as consequentes restrições, causando enormes contrariedades no seio das populações.

No ponto “Outros Assuntos”, foram abordadas questões relacionadas com as transferências de competências na área da “Ação Social”, do cálculo do Fundo Social Municipal e sobre o Fundo de Apoio Municipal.

As explicações foram deixadas por Jorge Rosa, presidente da Cimbal – Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo, que diz que os municípios se sentem “injustiçados” com alguns dos critérios, que determinam o risco de contágio dos concelhos.

Jorge Rosa

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Rádio Vidigueira

Rádio Vidigueira

Faixa Atual

Título

Artista

Background

COMUNICADO


A Rádio Vidigueira iniciou este ciclo de entrevistas no âmbito das eleições autárquicas de 12 de outubro de 2025, partindo de um princípio claro: -Valorizar a democracia local, contribuir para o esclarecimento da comunidade e assegurar a igualdade de oportunidades entre todas as candidaturas.

Fazemo-lo com sentido de missão, proximidade e serviço público, mesmo, a exemplo de outras rádios locais, enfrentando as dificuldades materiais, financeiras e humanas que são conhecidas.

Infelizmente, hoje não conseguimos fazê-lo. Infelizmente, hoje ocorreu uma situação alheia à nossa vontade, ao nosso adn: -Por razões de ordem técnica, falhou o sistema de gravação e de backup, e a entrevista ao candidato Ricardo Bonito (PS) não ficou registada.

LER COMUNICADO NA INTEGRA

This will close in 20 seconds

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE