Cimbal entregou equipamentos para a Proteção de Aglomerados Populacionais no concelho de Aljustrel
Escrito por Admin RVidigueira em 16/04/2021
A CIMBAL acompanhou ontem, a entrega de equipamentos destinados à Proteção de Aglomerados Populacionais no Concelho de Aljustrel.
Segundo revelou a Cimbal – Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo, a iniciativa tem como objectivo “criar condições para otimizar a segurança e proteção das populações no que respeita ao risco de incêndios, dando cumprimento as metas estabelecidas pelos Municípios associados, nos respetivos Planos Municipais de Defesa da Floresta e Combate a Incêndios”.
De acordo com a Cimbal, a aquisição deste equipamento surge na sequência da deliberação do Conselho Intermunicipal de outubro de 2019, tendo em vista dotar os treze Municípios da CIMBAL de “melhores condições de proteção contra riscos de incêndios”, tendo sido submetida uma candidatura e aprovada pelo ALENTEJO 2020 no valor de 911.151,40 euros (c/IVA incluído), com financiamento pelo FEDER a 85%, com um conjunto de investimentos para proteção das populações do Baixo Alentejo.
Segundo a Cimbal, trata-se de um investimento “sustentado por uma campanha alargada de informação e sensibilização da população e de grupos alvo específicos, responsáveis pela utilização dos equipamentos e pela operacionalização das ações de prevenção”, tendo sido entregues sirenes e altifalantes, pontos de águ, kits 1ª intervenção e biotrituradores/ estilhaçadores.
As explicações são de Jorge Rosa, presidente da Cimbal-Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo, que refere que “prevenir e diminuir” a ocorrência de incêndios rurais, foram os objectivos para esta candidatura da Cimbal.