CGTP leva para a rua mês de “Mobilização e Luta”
Escrito por Admin RVidigueira em 22/09/2022
A CGTP-IN está a realizar o mês de “Mobilização e Luta”, até 15 de Outubro, sob o lema “Aumento dos salários e pensões – emergência nacional! Contra o aumento do custo de vida e o ataque aos direitos.”
A CGTP, diz ser “preciso esclarecer os trabalhadores sobre a ofensiva que agora atravessamos e mobilizá-los para a luta concreta em torno das reivindicações de cada local de trabalho”, dando nota de uma acção convergente no dia 15 de Outubro, com manifestações em Lisboa e no Porto.
Segundo revelou a União de Sindicatos do distrito de Beja, são vários os setores que, no distrito, irão realizar reuniões, plenários, visitas a locais de trabalhos, onde para além destas reivindicações serão discutidos outros problemas.
O STAL vai promover plenários e reuniões em todas as autarquias com objectivo de esclarecer e mobilizar os trabalhadores para as reivindicações mais gerais, bem como para os problemas sentidos nalgumas autarquias como por exemplo: Barrancos, Ourique, Almodôvar, Ferreira do Alentejo e Mértola, onde ainda não foi assinado o ACEP – Acordo Colectivo de Empregador Público.
Nas empresas municipais EMAS e RESIALENTEJO, irão realizar-se plenários com os trabalhadores, onde estão a ser discutidos o Acordo de Empresa.
O SPZS – Sindicato dos Professores da Zona Sul promove plenários, visitas e reuniões sindicais nas Escolas tendo como principais reivindicações a valorização da profissão docente, o fim da precariedade, a aposentação e o rejuvenescimento da profissão, realizando no dia 28 um plenário regional para todos os docentes.
O SEP – Sindicato dos Enfermeiros Portugueses com os enfermeiros nos locais de trabalho têm como reivindicações, entre outras, a correta contagem de pontos independentemente do vínculo contratual.
O CESP – Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal, promove Plenários em vários Hipermercados do Distrito de Beja, onde estes trabalhadores reivindicam o aumento dos seus a salários, sendo que os trabalhadores das empresas de distribuição têm greve marcada para 30 de Setembro.
Reuniões com trabalhadores das Misericórdias e IPSS, do distrito de Beja, nomeadamente, na Misericórdia de Serpa.
O SNTCT – com os trabalhadores vão continuar a lutar contra a privatização dos CTT e repor a prestação de um serviço público postal de qualidade. Dotar os locais de trabalho de trabalhadores e condições de trabalho e um encontro com os trabalhadores na Vidigueira, onde vai ser alterado o modelo de distribuição do correio com a extinção de 2 postos de trabalho, são as ações.
O SINTAB – Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura das Indústrias da Alimentação, Bebidas e Tabaco de Portugal, vai continuar junto com os trabalhadores agrícolas a denunciar e lutar por melhores condições de trabalho e de vida, contra a precariedade e exploração laboral a que a sua maioria estão sujeitos.