Centro Interpretativo do Vinho de Talha apresentado esta tarde aos produtores de vinho

Escrito por em 09/11/2020

O Centro Interpretativo do Vinho de Talha, em Vila de Frades, é apresentado esta tarde, pelas 15 horas, à comunicação social e produtores de vinho.

O Centro Interpretativo do Vinho de Talha (CIVT), vai abrir as portas ao público no próximo dia 11 de novembro, Dia de São Martinho, como “espaço de interpretação, de difusão científica e tecnológica e de divulgação do património imaterial relacionado com o saber-fazer daquele produto ancestral”, segundo revelou a Câmara de Vidigueira em nota de imprensa.

De acordo com a Câmara de Vidigueira, este novo equipamento municipal, situado na freguesia de Vila de Frades, concelho de Vidigueira, “pretende transmitir aos visitantes as memórias, as vivências e as experiências relacionadas com o vinho de talha e com as gentes que ciclicamente fizeram chegar esta tradição aos dias de hoje”.

Segundo a Câmara de Vidigueira este projecto, “surgiu da necessidade de preservar este saber-fazer ancestral que, desde a ocupação do território pelos romanos, certificado pelos achados arqueológicos das ruínas romanas de São Cucufate, e até à atualidade, se manteve vivo, norteado pela simplicidade de recursos técnicos utilizados, mas cujo saber e sabor distingue e caracteriza o néctar único produzido artesanalmente em recipientes de barro, as talhas”.

O discurso expositivo do CIVT integra as seguintes áreas: o Território, a História Milenar (São Cucufate), a Cultura da Vinha, o Processo do Vinho na Adega e a Taberna.

Segundo revelou a Câmara de Vidigueira, “através delas foi criada uma narrativa, com índole cronológico e sequencial, que permite percorrer todo o ciclo, do campo ao vinho, dos romanos à atualidade. Para aceder a esta narrativa é utilizada tecnologia de realidade aumentada, a qual cria um layer digital invisível de conteúdos acessíveis por intermédio de tablets dispostos ao longo do percurso. Uma voz-off, acompanhada das animações que surgem sobre as ilustrações, conta a história e fornece informação ao visitante. Já na adega, junto à taberna, onde o olhar vislumbra a vinha no exterior, uma grande mesa central convida ao convívio através de um filme dedicado à temática. Comparativamente às qualidades de um vinho, o centro despertará sentidos, sendo o visitante convidado a descobrir cheiros e aromas, os sons da vinha, as paisagens do concelho de Vidigueira, os provérbios e o cante que, em conjunto, formam a alma do vinho de talha”.

Rui Raposo, presidente da Câmara de Vidigueira, falou à Rádio Vidigueira sobre este projeto, que pretende ser uma alavanca económica do concelho, promovendo hoje uma “homenagem” aos produtores do concelho.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Rádio Vidigueira

Rádio Vidigueira

Faixa Atual

Título

Artista

Background
HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE